Governo anuncia produção de vacina nacional e em dose única para dengue - Foto: Reprodução

O governo federal anunciou, nesta terça-feira (25), a fabricação de uma vacina contra a dengue 100% brasileira e de dose única a partir de 2026. A iniciativa parte de uma parceria do Instituto Butantan com a empresa chinesa WuXi Biologic, que pretendem ofertar 60 milhões de doses por ano no Sistema Único de Saúde (SUS).

O anúncio ocorreu no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da ministra da Saúde, Nísia Trindade, além de outras autoridades do governo e do setor de saúde.

A parceria se dá por meio do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local, do Ministério da Saúde, que pretende expandir a “capacidade produtiva e de oferta de uma vacina 100% nacional contra a dengue” para que “cresça em 50 vezes”. Segundo o governo, o investimento total para a ação será de R$ 1,26 bilhão.

O projeto tem apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no financiamento da pesquisa clínica; e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na análise do pedido de registro.

Atualmente, existem duas vacinas contra a dengue no Brasil, ambas importadas e que só podem ser adquiridas de forma particular. No SUS, o imunizante está disponível apenas para o público entre 10 e 14 anos, que tem mais chances de desenvolver os sintomas graves da doença.

Dengue avança no Brasil

O anúncio do governo se dá em meio ao aumento histórico nos casos de dengue. Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, o ano de 2024 teve 6.230 óbitos pela doença e ao menos 6,6 milhões de casos prováveis. Em 2025, o número de casos prováveis já ultrapassa os 400 mil.

*Com informações de IG