Parlamentares também debateram o modelo de eleições escolares e o incentivo à cultura na capital - Fotos: Cleuton Silva e Eder França / Dicom - CMM
O Grande Expediente desta terça-feira (29 de abril), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), contou com 11 oradores, divididos em três blocos, com diversos assuntos de interesse público apresentados. Entre os principais temas, os parlamentares deram ênfase para a segurança da capital, os avanços na saúde e o incentivo à cultura e a defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM).
O grande assunto da Sessão foi a defesa da competitividade da ZFM. O vereador Rodrigo Sá (Progressistas) apresentou preocupação com o Projeto de Lei Nº 4247/2019, de autoria do deputado federal José Nelto (União-GO), que prevê a criação de uma Zona Franca no Distrito Federal (que contemplaria 19 municípios de Goiás e quatro de Minas Gerais).
“Manter a floresta em pé, isso tem um custo para a nossa população, um custo socioeconômico. O nosso setor primário não avança justamente por isso, e deixamos de explorar as riquezas e as potencialidades do nosso Estado. Agora imaginem uma Zona Franca no DF, com todas as facilidades de logística, com toda a malha rodoviária, as empresas vão sair daqui e se instalar nesta Zona Franca. Isso é um ‘tiro de fuzil’ na ZFM se este projeto prosperar”, enfatizou o parlamentar.
Segurança na capital
O vereador Gilmar Nascimento (Avante) destacou os avanços na saúde da capital, com o aumento das Unidades de Saúde da Família (USF), o que contribuiu para o crescimento da cobertura da Rede Básica de Saúde, que chegou a 97%. Além disso, o parlamentar também enfatizou os trabalhos voltados para a segurança, indo desde o chamamento de novos guardas municipais até a capacitação deles.
“Acredito que quando visitamos, conversamos, temos um olhar diferente e preenchemos lacunas que possivelmente o secretário [de Segurança Municipal] não viu. Por isso, temos 41 vereadores para que possam olhar as necessidades da população. Acredito que Manaus, com a Guarda Municipal, tem muito a ganhar”, disse Gilmar Nascimento.
Eleições escolares
Outro parlamentar que também discursou durante o Grande Expediente foi o vereador Zé Ricardo (PT), que nesta semana protocolou um Projeto de Lei que visa estabelecer a eleição direta para a escolha de diretores das escolas do município.
“Acredito que existe uma grande necessidade de que se tenha um processo na escolha de gestores das escolas envolvendo professores, funcionários e alunos. Temos muitas instituições que têm essa prática de processo democrático e é uma forma de escolher pessoas que conhecem a realidade dessas escolas. O foco é fortalecer a educação e as pessoas que seguem neste ramo”, enfatizou Zé Ricardo.
Festivais juninos
O assunto cultura foi apresentado na Sessão com o vereador Sério Baré (PRD), que declarou apoio à proposta do vereador Elan Alencar (Democracia Cristã) para que os concursos juninos em toda a capital tenham jurados de fora, visando dar mais imparcialidade a tais eventos.
“Os grupos [folclóricos] levam muito a sério este momento. Quem só vai assistir, vê apenas como uma festa, mas quem está lá dentro, organizando, levam muito a sério este momento e eles precisam ter lisura no resultado do seu trabalho. Eles iniciam os ensaios ao fim do carnaval e só param quando termina o período das festas juninas, e essa dedicação precisa ser respeitada com um julgamento justo”, explicou o vereador Sérgio Baré.
O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) denunciou, nesta terça-feira, 29, uma grave irregularidade na gestão do Hospital Delphina Aziz. Segundo ele, o Instituto Nacional...