Layla no santuário Al Ma'wa for Nature and Wildlife - Foto: Reprodução

Scar passa os dias às sombras das árvores. Diferente de seu homônimo, personagem vilão da animação “O Rei Leão”, Scar é uma hiena, e não um felino.

E, ao invés de habitar a savana africana, Scar vive na Jordânia, mais especificamente na Al Ma’wa for Nature and Wildlife, organização criada para atender e abrigar animais selvagens resgatados.

Em árabe, Al Ma’wa significa “o abrigo”.

Hoje, com 17 anos, Scar foi o primeiro a chegar na ONG, que foi inaugurada oficialmente em 2011 e já conta com dezenas de animais resgatados entre leões, ursos, tigres, hienas, macacos, lobos e um guaxinim albino.

Rocket é um guaxinim albino que foi resgatado do comércio ilegal no Qatar e transferido ao Al-Ma’wa no final de 2019 – Foto: Reprodução

Os animais são resgatados das mãos de contrabandistas e de lugares insalubres, como zoológicos sem profissionais e equipamentos adequados, e zonas de guerra.

Nesse último caso, mesmo em áreas de vida selvagem, pode faltar água limpa e alimento para os bichos.

Na Al Ma’wa for Nature and Wildlife, há animais que vieram, por exemplo de Gaza, território palestino, e de Aleppo, capital da Síria.

Quando são resgatados, esses animais que não podem voltar para o seu país de origem ou simplesmente libertados na natureza, e encontram um lar na organização que possui duas áreas principais.

Em Amã, capital da Jordânia, fica o Centro New Hope, que serve como principal clínica veterinária, instalação de quarentena e reabilitação para todos os animais resgatados.

Balou é um urso pardo sírio resgatado em 2010 em um zoológico local. De acordo com a New Hope, no zoo, ele era espancado diariamente para ficar visível aos visitantes – Foto: Reprodução

Lá, eles recebem atendimento médico e passam por um programa de reabilitação.

Outro braço da ONG é a Reserva de Vida Selvagem Al Ma’wa, em Jerash, cidade ao norte da Jordânia, local que serve de casa permanente para os animais apátridas.

A Al Ma’wa for Nature and Wildlife foi fundada pela Fundação Princesa Alia, uma organização sem fins lucrativos da princesa Alia Al Hussein da Jordânia.

A Fundação está ligada ao Ministério do Desenvolvimento Social do país e para viabilizar a criação da ONG Al Ma’wa for Nature and Wildlife fez uma parceria com a Four Paws, uma organização de bem-estar animal com sede em Viena, na Áustria.

*Com informações de UOl