Foto: Assessoria

David Almeida (Avante) foi reeleito prefeito de Manaus neste domingo (27), em segundo turno.

Em entrevista à Rádio Tiradentes, quando 70% das urnas haviam sido apuradas, David Almeida agradeceu os votos e disse que a população entendeu suas propostas e que agora “é hora de pregar a paz em Manaus”.

Segundo ele, o maior adversário dessa eleição teria sido a mentira, mas disse que agora é “curar as feridas” e de forma racional trabalhar para a cidade para Manaus.

David Almeida foi reeleito com 54,59% dos votos (576.171 votos), 96.874 votos a mais que o Capitão Alberto Neto (PL) que obteve teve 45,41%, o equivalente a 479.297 votos.

No primeiro turno, David e o vice na chapa, Renato Júnior, lideraram com 354.596 votos, ou 32,16% do eleitorado, seguido por Alberto Neto, que obteve 275.063 votos, representando 24,94%. A vantagem entre os dois foi de 79.573 votos.

David foi eleito pela primeira vez em 2020, vencendo Amazonino Mendes (Podemos) com 51,27% dos votos válidos (pouco mais de 467 mil), enquanto Mendes somou 48,73% (cerca de 444 mil).

David na prefeitura

Durante seu primeiro mandato, enfrentou desafios como a pandemia de COVID-19 (2021-2022), as duas maiores secas do rio Negro (2023 e 2024) e a maior cheia, em 2021.

No plano político, David enfrentou resistência da Câmara Municipal de Manaus, que, sob a presidência de Caio André (União Brasil), mantinha uma postura de oposição, instaurando CPIs e adiando projetos do executivo, como empréstimos para investimentos.

Na administração, investiu em programas populares, com a revitalização de feiras e mercados e a construção de espaços turísticos e de lazer, incluindo o Mirante Lúcia Almeida, o Píer Manaus 355, o Parque Gigantes da Floresta e o Parque Encontro das Águas, projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

“Meu único patrão é o povo de Manaus”

Em sua propaganda eleitoral, Almeida disse ser “um democrata cristão e conservador” e afirmou que não recebe ordens de “padrinhos políticos”.

“Meu único patrão é o povo de Manaus”, declarou, em sua estreia no horário eleitoral gratuito do 2º turno. Entre as promessas, Almeida mencionou “o maior programa habitacional da história de Manaus”, com recursos do Minha Casa Minha Vida, programa do governo Lula.

Almeida também é crítico ao governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil). “A segurança se tornou o principal problema de Manaus”, diz a sua propaganda, ao prometer mais guardas municipais armados. “A prefeitura está fazendo sua parte, mas o governo do Estado, não.”

O vice de Almeida será Renato Júnior, também do Avante, que substitui o atual vice-prefeito, Marcos Rotta.

Com informações do Real Time e do Terra