A cidade de Manaus se prepara para viver uma experiência cultural grandiosa. Nos dias 5, 6 e 7 de setembro, o centro histórico da capital amazonense será transformado em um grande palco a céu aberto para celebrar os 10 anos do “#SouManaus Passo a Paço”, considerado o maior festival gratuito de artes integradas do Brasil.
Durante o lançamento oficial do festival, realizado nesta quarta-feira, 9/7, no píer Manaus 355 do mirante Lúcia Almeida, espaços construídos e requalificados pela atual gestão, o prefeito David Almeida ressaltou o impacto do evento na cidade.
“Esse evento é um grande desafio. Assim que termina uma edição, já começamos a planejar a próxima. Para 2025, conseguimos fechar 18 patrocinadores e ainda negociamos com mais seis. Isso reduz o impacto sobre os cofres públicos e mostra o quanto o festival tem credibilidade. O dinheiro da educação é da educação, o da saúde é da saúde, o da infraestrutura é da infraestrutura, e o da cultura é da cultura. Cada centavo é aplicado com responsabilidade. O “#SouManaus” é investimento em pertencimento, em arte, em qualidade de vida para o povo de Manaus”, afirmou o prefeito.
Organizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o festival ocupará um perímetro de 63 mil metros quadrados, integrando arte, música, gastronomia, moda e manifestações populares em uma proposta democrática, inclusiva e sustentável.
Com 17 palcos espalhados por ruas, praças e espaços culturais do Centro, o evento contará com seis palcos principais: Mangueirão, Coreto, Alfândega, Malcher, Espaço Cultura Urbana e Espaço Moda. Cada um deles com uma identidade artística própria, proporcionando experiências únicas ao público, de grandes shows a intervenções urbanas, espetáculos de rua e exposições de artes visuais.
A retirada dos ingressos para os dias de evento, será a partir de troca de alimentos não perecíveis. As informações estarão disponíveis para a população em breve, no site do festival.
Atrações confirmadas
Durante o lançamento, foram anunciadas 17 das 19 atrações nacionais que vão embalar os três dias de programação.
No dia 5, no palco Alfândega, os artistas do segmento gospel Alessandro Campos e Fernandinho já estão confirmados; no palco Malcher, Joelma, Simone Mendes e Bruno e Marrone também já têm presenças asseguradas.
