O prefeito de Manaus, David Almeida, abriu oficialmente a agenda de entregas de 2026 com a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) Adalgiza Barbosa de Lima, de porte 4, no bairro Lírio do Vale, zona Oeste da capital. A nova estrutura marca a primeira de uma série de entregas que serão realizadas nos próximos dias, reforçando o compromisso da gestão com resultados concretos já no início do ano.
Com funcionamento em horário estendido, das 7h às 19h, a unidade tem capacidade para realizar até 19,3 mil atendimentos mensais, beneficiando diretamente cerca de 26,6 mil moradores da região. O equipamento passa a integrar a rede de atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com uma estrutura moderna, ampliada e totalmente reconstruída no local onde funcionava a antiga USF Luiz Montenegro, que precisou ser demolida.
Durante a solenidade, o prefeito anunciou ainda que a gestão está na fase final de ajustes para autorizar a ordem de serviço do Hospital-Dia Municipal, considerado um marco histórico para a saúde pública da capital.
“Estamos começando 2026 trabalhando e entregando resultados. Hoje entregamos saúde, amanhã teremos outras inaugurações, como quadra coberta, escolas, títulos definitivos, CRAS, ônibus novos. Essa unidade é a primeira de uma série de entregas que faremos nos próximos dias. E estamos correndo para dar a ordem de serviço do hospital municipal ainda em janeiro ou, no mais tardar, em fevereiro”, afirmou David Almeida.
O prefeito ressaltou ainda que a capital praticamente dobrou a cobertura da atenção primária nos últimos anos.
“Manaus saiu de 47% para 92% de cobertura em atenção básica. Praticamente dobramos os serviços em quatro anos. Agora, depois de fazer o dever de casa na saúde básica, vamos avançar para a média e alta complexidade, com a construção do primeiro hospital municipal da história da cidade”, completou.
A USF Adalgiza Barbosa de Lima conta com quatro equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, formadas por médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, técnicos e agentes comunitários de saúde, totalizando 79 servidores. A unidade oferece consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, vacinação, pré-natal, dispensação de medicamentos, exames e testes rápidos, além de programas de acompanhamento de pacientes com hipertensão, diabetes, hanseníase e tuberculose.
O subsecretário municipal de gestão da Saúde, Djalma Coelho, destacou que a unidade inaugura com uma carteira de serviços ampliada e diferenciada.














