Dando início ao segundo semestre deste ano com mais uma entrega importante na área da saúde, o prefeito de Manaus, David Almeida, reinaugurou, nesta quinta-feira, 3/7, a policlínica José Antônio da Silva, localizada no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte, após uma ampla reforma que aumentou a capacidade de atendimentos mensais de 8.800 para 12.500 procedimentos, além de modernizar toda a estrutura física da unidade.
“Nós avançamos além da nossa responsabilidade constitucional. Saímos de uma cobertura de 47% da atenção primária em 2021 para 92% em 2025. E não vamos parar. Já entregamos 103 unidades e vamos chegar a 133. Essa policlínica é um passo firme no nosso compromisso de transformar a saúde pública em Manaus”, afirmou o prefeito David Almeida.
Com mais de 1.400 metros quadrados de área construída, a unidade passou por reforma estrutural completa, com adequação de ambientes, nova pintura, substituição do telhado, melhorias nas redes elétrica e hidráulica, além da implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Agora, a policlínica dispõe de 41 ambientes, entre consultórios, salas de exames, esterilização, administração, farmácia, copa e áreas de apoio.
A unidade ampliou significativamente sua oferta de serviços e especialidades médicas, passando a atender nas áreas de cardiologia, dermatologia, ortopedia, otorrinolaringologia, ginecologia e oftalmologia, além de serviços de enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia, serviço social, imunização, dispensação de medicamentos e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) para pessoas que vivem com HIV.
De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, a policlínica agora também realizará pequenos procedimentos cirúrgicos dermatológicos e de cirurgia geral, um avanço que ajudará a reduzir a fila do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).
“Essa unidade já nasce preparada para ampliar o cuidado com os nossos usuários, inclusive com pessoas do interior do estado. Teremos cirurgias de baixa complexidade, ginecologia oncológica, atendimento oftalmológico e, em breve, com o Hospital Dia, poderemos operar cataratas aqui mesmo. O prefeito tem pressa em atender e isso nos inspira todos os dias”, destacou Shádia.
A diretora da unidade, doutora Leida Aimée Frota, agradeceu à gestão municipal e aos profissionais da saúde envolvidos. “Cada detalhe dessa reforma reflete o nosso desejo de oferecer um serviço moderno, eficiente e acessível. Honrar o nome da unidade é também honrar o compromisso com a empatia e com a vida. Aos servidores da casa, meu profundo reconhecimento, vocês são a alma desta policlínica”, enfatizou.
Presente na cerimônia, o vereador Professor Samuel também ressaltou o salto de qualidade nos serviços públicos. “Hoje, quando a gente entra numa unidade dessas, parece um hospital. A gente lembra do passado, das casinhas de saúde, e vê que a cidade mudou. O prefeito David Almeida tem feito essa transformação não só na saúde, mas em todas as áreas. E o que nos move é saber que essa transformação salva vidas”, declarou emocionado.
