O prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou, na manhã desta terça-feira, 2/9, a escola municipal Deputado Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Bisneto, localizada no ramal do Pau-Rosa, no quilômetro 21 da BR-174, zona rural da cidade. A nova unidade, de tempo integral, foi construída para atender centenas de crianças e famílias da região, com estrutura moderna e ambientes adequados ao ensino e à aprendizagem.
“Estamos entregando uma escola que vai transformar vidas, garantindo as nossas crianças da zona rural as mesmas oportunidades de quem estuda na cidade. Essa é a nossa missão, cuidar da educação, valorizar os professores e oferecer um futuro melhor para as famílias de Manaus”, afirmou o prefeito.
A escola conta com 12 salas de aula climatizadas, biblioteca, laboratório de informática, sala multifuncional, refeitório, cozinha, banheiros acessíveis, quadra poliesportiva coberta e áreas de convivência. A unidade vai atender mais de 400 alunos em tempo integral, ofertando atividades que vão além do currículo tradicional, como esporte, arte, reforço escolar e oficinas culturais.
O secretário municipal de Educação, Júnior Mar, destacou a determinação da gestão em tratar todas as zonas da cidade com igualdade. “Parabéns, prefeito David Almeida, por olhar para todas as zonas de Manaus, garantindo que a zona rural receba o mesmo tratamento da zona urbana. Aqui não é apenas um prédio, mas a inauguração de sonhos e a formação de vidas”, disse.
O pai do homenageado que dá nome à escola, o ex-senador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, emocionou-se com a iniciativa. “Recebo com gratidão e alegria essa homenagem ao meu filho. Ele sempre acreditou na educação como instrumento de mudança e ver o nome dele associado a uma obra tão importante me enche de orgulho”, declarou.
Para o vereador Eduardo Alfaia, líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o novo espaço representa transformação e cuidado. “Essa não é apenas uma obra física, mas um gesto de amor e de gratidão aos profissionais da educação e às famílias da zona rural. Hoje, os moradores da zona rural têm orgulho de dizer onde vivem, porque recebem investimentos e respeito da Prefeitura”, enfatizou.
O diretor da nova unidade, professor Edil Sebastião Gama, ressaltou a importância do investimento para a comunidade. “Essa escola chega para transformar realidades. Aqui, vamos oferecer não apenas educação, mas também acolhimento e esperança. É um espaço que vai permitir aos alunos sonhar alto e alcançar grandes conquistas”, garantiu.
Segundo a professora Márcia Magalhães, que integra o corpo docente da escola, o impacto da obra na vida das famílias da zona rural. “Hoje é um dia de grande alegria para nossa comunidade. Como professora da zona rural, sei das dificuldades que enfrentamos e, por isso, receber uma escola tão bem estruturada é motivo de orgulho e esperança. Essa unidade representa um sonho realizado, oferecendo aos alunos um espaço digno, confortável e cheio de oportunidades para o aprendizado, valorizando a educação e o futuro das nossas crianças”, assegurou.
