O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta terça-feira, 10/2, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Mutirão, localizado no bairro Amazonino Mendes, zona Norte da capital, totalmente revitalizado. A unidade passa a atender mais de 22 mil famílias referenciadas, fortalecendo a rede de proteção social básica e consolidando a assistência social como um dos eixos estruturantes da atual gestão municipal.
O Cras Mutirão passou por uma revitalização completa, com intervenções nas áreas elétrica, hidráulica, sanitária e de lógica, além de pintura geral, adequações estruturais, melhorias de acessibilidade e ampliação da área construída, que ultrapassa 300 metros quadrados. As melhorias garantem mais conforto, segurança e dignidade no atendimento à população, além de melhores condições de trabalho para os servidores.
Durante a entrega, David Almeida destacou que o fortalecimento da assistência social é uma decisão política clara da gestão, voltada à presença efetiva do poder público nos territórios onde a população mais precisa.
“A assistência social não é política acessória, é eixo da nossa gestão. É aqui, no Cras, que o poder público estende a mão, organiza o acesso aos direitos e inicia a transformação da vida das famílias. Manaus tem, hoje, 22 estruturas, entre Cras e Creas, e, aqui no Mutirão, entregamos a última unidade totalmente reformada, ampliada e pronta para servir à população”, afirmou o chefe do Executivo municipal.
O prefeito também ressaltou os resultados concretos desse trabalho. Somente em 2025, mais de R$ 2 bilhões circularam na economia local por meio de auxílios acessados a partir do Cadastro Único, reflexo direto da ampliação da rede, da qualificação dos serviços e da atuação territorial dos Cras e Creas.
‘Manaus Com Você’
Na sequência, o secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Saullo Vianna, enfatizou que a entrega do Cras Mutirão integra o programa “Manaus Com Você”, que reorganizou e modernizou a política de assistência social do município.
“Esta unidade foi reformada, ampliada e preparada para atender aproximadamente 22 mil famílias. É uma política pública que sai do discurso e chega onde a população mais precisa”, destacou o secretário.
Saullo Vianna citou ainda ações estruturantes implementadas pela gestão, como o funcionamento do novo Centro POP e do abrigo no centro da cidade; o programa Prato do Povo, com 12 unidades em operação; o programa “Mãe Manauara” e a implantação do “Prosperar Manaus”’, voltado à qualificação profissional de pessoas inscritas no Cadastro Único, ampliando oportunidades e promovendo autonomia.














