Estudar para concurso requer tempo, disciplina e muita resiliência. São horas e horas diante dos livros, metas diárias, cobranças internas e o peso da expectativa pela aprovação. Nesse processo, é comum que a ansiedade e a insônia apareçam. Quem já passou ou passa por isso, recomenda a atividade física como uma aliada importante nesses momentos.
É o caso da servidora pública Valkíria Elizabete Moreira, 36, que encontrou no treino na academia e na corrida de rua, uma válvula de escape durante a fase mais intensa da preparação para concurso público.
Mineira, mas morando no Amazonas desde 2018, Valkíria Moreira já mantinha uma rotina de treinos de musculação pela manhã, na Fórmula Academia do Shopping Ponta Negra. Mas, em 2022, ao decidir parar de trabalhar para se dedicar exclusivamente aos estudos, sentiu que precisava de algo mais.
“Eu estudava entre seis a sete horas por dia. Era um ritmo puxado. Me cobrava muito e comecei a ter dificuldade para dormir. Aí descobri que correr no fim da tarde me fazia bem. Eu relaxava, parava de pensar nos estudos por um tempo e dormia melhor”, relembra.
Na época, lembra a servidora pública, a corrida era um respiro no meio da pressão. Após seis meses treinando, ela afirma que pegou gosto pelas atividades. “A gente aprende a gostar. Quando vi, já fazia parte do meu dia”, conta. Tempos depois e já tendo sido aprovada no concurso que almejava, os treinos seguiram firmes e com novas metas.
Treinando cinco vezes por semana e correndo, em média, três vezes na semana, Valkíria Moreira bateu mais uma meta: correu, em junho deste ano, sua primeira meia maratona, em Manaus. A servidora pública continuou se desafiando e, no final de junho, completou sua segunda meia maratona, agora no Rio de Janeiro.
“Hoje, eu corro por saúde e hobby. E, claro, continuo colhendo os benefícios. Me sinto bem, mais disposta, com mais clareza mental. Concluir a meia maratonas duas vezes, para mim, é sinônimo de conquista pessoal, estou bem feliz”, afirma.
A preparação física de Valkíria tem acompanhamento do personal trainer Gabriel Souza, da Fórmula Academia. Ele explica que a atividade física regular, além dos ganhos físicos, é uma importante aliada no equilíbrio emocional. “O exercício ajuda a reduzir sintomas de ansiedade, melhora o humor, a qualidade do sono e contribui com o foco e a concentração, elementos essenciais para quem está enfrentando uma rotina intensa de estudos”, destaca.
Gabriel reforça, ainda, a importância de buscar orientação adequada. “Cada pessoa tem um nível de condicionamento e uma rotina diferente. Ter um acompanhamento personalizado ajuda a evitar lesões, otimizar os resultados e manter a motivação no processo”, completa.
Durante reunião com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD-PE), o deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) e lideranças da pesca artesanal...