Passeio educativo leva estudantes a conhecerem operação completa de um aeroporto - Foto: Divulgação
O Manaus Airport, administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, membro da rede VINCI Airports, ofereceu uma verdadeira imersão no mundo dos aeroportos para um grupo de crianças de duas escolas da capital amazonense. Cheia de curiosidade e aprendizado, a visita guiada aconteceu reuniu mais de 100 crianças das instituições de ensino.
O primeiro encontro foi realizado na última sexta-feira de agosto (29) e contou com a participação de 55 alunos da escola Horizonte do Saber, no bairro Campos Sales, na zona oeste. Já na última quinta-feira (04/09), foi a vez de um grupo de 51 crianças da Comunidade Juntos na Jornada, localizada no bairro Planalto, na zona centro-oeste.
A ação faz parte do programa de conscientização sobre segurança operacional desenvolvido pela VINCI Airports, com o objetivo de engajar a comunidade vizinha do Manaus Airport na adoção de medidas simples do cotidiano que podem ajudar na segurança aérea da cidade.
As crianças, entre 7 e 11 anos, começaram a visita guiada com um briefing de segurança e seguiram o trajeto completo de um passageiro: da sala de embarque à aeronave cedida por uma companhia aérea, passando pelo trabalho dos bombeiros. Um passeio que uniu diversão e aprendizado.
“Estou amando”, disse a pequena Esther Louise, de 6 anos. “Estou amando ir ver o avião, e eu também gostei muito de comer”, completou, arrancando risadas da colega Isabelle Alcântara, 7. As duas viveram o passeio juntas, compartilhando as impressões a cada novidade que viam. “Está muito legal! Eu já passei aqui fora com minha prima e a gente ficou bem curiosa para ver tudo de pertinho”, contou Alcântara.
Conscientização
De acordo com a coordenadora de Segurança Operacional do Manaus Airport, Cleisse Negreiros, além de proporcionar um passeio único para a criançada, o objetivo da visita guiada é formar nos pequenos a consciência de que medidas corriqueiras, como evitar lixo nas ruas, são importantes para a segurança do sistema aéreo da cidade.
“O perigo da fauna pode ser potencializado com a questão da má gestão do lixo no entorno do aeroporto. Então, o objetivo de a gente fazer esse trabalho nas escolas é que as crianças sejam multiplicadoras e levem para casa delas essa informação de que precisa ter cuidado com o lixo para garantir a segurança das operações do aeroporto”, exemplificou.
O diretor da escola infantil, Vanderley Alves, disse que os aviões exercem um fascínio nas crianças e que a atividade representa uma experiência que os pequenos poderão guardar na memória.
“Não é todo dia que a gente tem um passeio desses, trazer as crianças para vivenciar, para guardar momentos significativos. Porque eu, quando era criança, passei um tempão para chegar no aeroporto, para conhecer, para ver um avião de perto. Hoje elas, com certeza, vão poder ter essa memória guardada na mente e no coração. Vivenciar uma aeronave de perto, conhecer a pista, as salas que nem todas as pessoas têm acesso para entrar”, disse.
Preocupado com a saúde dos cidadãos mais vulneráveis, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), apresentou o Projeto...