Diariamente, milhares de animais são salvos, mas no final de novembro, uma espécie rara e típica de áreas de mata densa chamou atenção. Um filhote de coruja rara e de beleza única, conhecido como murucututu-de-barriga-amarela (Pulsatrix koeniswaldiana), foi resgatado por um morador da zona de amortecimento do Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo.
A ave, encontrada debilitada, foi levada ao Núcleo de Montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos para cuidados. Segundo Rominique Schmidt, coordenador do núcleo, em entrevista ao jornal Ecoserrano, o filhote foi rapidamente encaminhado à Clínica Veterinária Animamed, parceira do parque, onde recebe tratamento especializado.
“A corujinha está se recuperando e, em breve, será devolvida ao seu habitat. Vamos soltá-la em algum trecho da zona de amortecimento do parque”, afirmou Schmidt.
A murucututu-de-barriga-amarela é encontrada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, além da Argentina e Paraguai. Com hábitos noturnos, essa ave caça ao final da tarde ou durante a noite, partindo de um poleiro para capturar presas na vegetação ou no solo. Durante o dia, permanece empoleirada, geralmente sozinha ou em casais.
Com uma área de cerca de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos é uma das principais reservas de biodiversidade do Rio de Janeiro. O parque abrange regiões de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.
O Parque Estadual dos Três Picos é reconhecido mundialmente pela organização BirdLife International como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), desempenhando um papel fundamental na proteção de aves e na preservação do ecossistema.
Para fortalecer a luta antirracista e o combate à discriminação racial, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam),...
A sustentabilidade deixou de ser apenas um conceito e passou a integrar ações práticas no cotidiano. O Grupo Literatus Educacional, instituição de ensino técnico...