
Neste sábado e domingo (12 e 13/04), o projeto “Escambo Rede Parente” apresenta o espetáculo “A Fabulosa História do Guri-Árvore”, da companhia Fulano di Tal, do Mato Grosso do Sul, no Buia Teatro, localizado na rua Dona Libânia, 300, no Centro. As sessões acontecem às 17h, com entrada gratuita.
Ainda no sábado, a programação conta com a oficina “Lugar de Ser Bocó – Criando Histórias com Objetos do Nosso Quintal”, das 10h às 12h, no Palácio da Justiça, na avenida Eduardo Ribeiro, 901, no Centro, enquanto no domingo tem a mesa pública “O Teatro Popular a Partir da Estética Poética de Manoel de Barros”, das 10h às 12h, também no Palácio da Justiça. As inscrições para as oficinas estão disponíveis no perfil do projeto no Instagram (@projetoescamboredeparente).
“’A Fabulosa História do Guri-Árvore’ tem classificação livre, ou seja, é para ir ao teatro e curtir em família. O espetáculo fala das histórias do nosso quintal, as crianças adultas, vão se identificar por retratar uma época saudosista em que brincavam no quintal de casa com pés descalços imaginando um mundo que eles criavam para se divertir”, afirma o diretor do espetáculo, Marcelo Leite. “As crianças mais crianças vão conhecer uma outra forma de brincar e se divertir, que não a tecnológica, mas usando a nossa imaginação. Tudo tendo como pano de fundo o universo do poeta Manoel de Barros, um dos maiores poetas deste país e que brinca com as palavras”.
Em cena, durante 50 minutos e através da brincadeira, do lúdico e do teatro de objetos, os irmãos Abílio, interpretado por Douglas Moreira, e Palmiro, vivido por Edner Gustavo, contam histórias do quintal deles. Além do vovô Manoel, estão presentes Bernardo, Bugrinha, a professora Maria da Glória Sá Rosa, Lídia Baís, Wega Nery e, na trilha, canções originais compostas especialmente para a montagem.
“Estamos super felizes de poder ir para Manaus, através do projeto Escambo, sendo nossa primeira vez por essas bandas, então a ansiedade para o encontro com o público é grande. Só ouvimos coisas boas sobre Manaus e queremos muito apresentar o espetáculo na cidade”, declara Marcelo Leite. “Este ano fomos indicados ao Palco Giratório 2025, então serão muitos estados e cidades que conheceremos ao longo de 2025 e Manaus está na nossa lista de cidades que queremos muito apresentar”.
Escambo Rede Parente
Em Manaus, as atividades do projeto acontecem todos os sábados e domingos de abril. A estreia na capital amazonense destacou o premiado espetáculo “Huma/”, com Francisco Rider, Ly Skant e Koia, coletivo do Amazonas, com apresentações no Parque dos Bilhares.
O “Escambo Rede Parente” oferece uma programação gratuita composta de espetáculos, oficinas e mesas públicas em espaços como Parque dos Bilhares, Buia Teatro, Palácio da Justiça, Teatro da Instalação e Sala Selma Bustamante, na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA).
“A primeira semana em Manaus nos deixou cheios de uma ótima expectativa em relação ao percurso que o ‘Escambo Rede Parente’ ainda tem a cumprir na capital do Amazonas. Esse início mostra o acerto da ideia desse projeto, que é de criar essa rota de trocas simbólicas, estéticas, pedagógicas, artísticas, entre artistas que são geograficamente próximos, mas distantes no que diz respeito a um conhecimento mútuo de suas produções”, pontua Edgar Castro, idealizador do projeto ao lado de Donizeti Mazonas.
