
A 18ª Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, nesta terça-feira (8 de abril), uma reunião para apreciar pareceres de projetos que tramitam no colegiado e discutir novas ações voltadas à garantia dos direitos das mulheres. Presidida pela vereadora Professora Jacqueline (União Brasil) e tendo como vice a vereadora Yomara Lins (Podemos), a Comissão aprovou três Projetos de Lei, que agora seguem em tramitação na Casa.
Estiveram presentes na reunião os vereadores que compõem a Comissão: Thaysa Lippy (PRD), Ivo Neto (PMB), Capitão Carpê (PL), Joelson Silva (Avante) e João Paulo Janjão (Agir). Os parlamentares deram parecer favorável a três matérias:
-
Projeto de Lei nº 386/2024, de autoria do vereador Joelson Silva, que institui a Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino, a ser comemorada anualmente no mês de novembro;
-
Projeto de Lei nº 161/2023, de autoria do vereador Roberto Sabino, que dispõe sobre a cota para mulheres vítimas de violência doméstica na oferta de empregos por instituições públicas municipais;
-
Projeto de Lei nº 72/2024, de autoria do vereador Professor Samuel, que institui o Dia da Mulher na Política.
Durante a reunião, a presidente da Comissão, vereadora Professora Jacqueline (União Brasil), destacou que o grande desafio das leis aprovadas ainda é a aplicação prática.
“Criamos leis importantes, que protegem e asseguram direitos às mulheres. Mas precisamos garantir que elas sejam executadas. Muitas mulheres não conhecem seus direitos, e nosso papel é também divulgar essas conquistas e cobrar sua efetividade”, afirmou a parlamentar.
Outro ponto importante da reunião foi a deliberação sobre visitas que a Comissão pretende realizar às maternidades da capital, começando pela maternidade Moura Tapajós, da rede municipal. A proposta, segundo os membros da Comissão, não é de fiscalização, mas sim de diálogo com os gestores das unidades de saúde, para verificar se as legislações aprovadas em defesa da mulher estão sendo cumpridas.
