loeA caravana que cruzará a BR-319 até Humaitá (500 quilômetros distante de Manaus) e seguirá à Lábrea (852,5 quilômetros), enfrentou as agruras cotidianas de quem cruza a estrada federal. Iniciativa do deputado estadual Comandante Dan (Podemos), o comboio partiu na madrugada da quinta-feira (19/9) com previsão de retorno na segunda-feira (23/9).
“A estrada está razoavelmente trafegável, por conta da estiagem, mas a poeira e a fumaça comprometem a segurança da via, isso sem falar nas esperas intermináveis nas balsas. Há 2.300 metros de fila de carretas voltando de Humaitá, na travessia da balsa do Igapó Açu, e nós em plena emergência climática, precisando de celeridade na entrega dos insumos e de mantimentos”, declarou o deputado.
A equipe da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida por Dan Câmara, integra a caravana e coletou relatos de carreteiros que estão, desde segunda-feira (16/9), na fila. O trecho do Igapó Açu fica localizado no quilômetro 363 de Manaus para Porto Velho, um dos mais impactados pela vazante.
O rio secou demais e está dificultando a travessia de balsa, que só consegue transitar com três veículos. “Com a continuação da estiagem, a balsa ficará inviável. Quais as soluções foram pensadas, se é que foram pensadas?”, questionou o parlamentar, que lidera o movimento “Soluciona BR”.
Eventos do ‘Soluciona BR’
-
Audiência Pública em Manaus, na sede da Aleam, dia 26/09;
-
“Brado Cidadão” pela reconstrução da ponte do rio Curuçá, nas ruínas da ponte, dia 28/9;
-
“Brado Cidadão” pela reconstrução da ponte do rio Autaz Mirim, nas ruínas da ponte, dia 8/10.