Foto: Assessoria de Comunicação

O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) anunciou durante na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (17/9), a realização de uma caravana que percorrerá a BR-319 até Humaitá (distante a 701 quilômetros de Manaus) chegando à Lábrea (701 quilômetros), que está na zona de influência da estrada. A iniciativa fará um levantamento dos principais problemas de trafegabilidade da via, ouvirá a população e realizará Audiências Públicas da Comissão de Segurança Pública do Legislativo Estadual, tanto em Humaitá, quanto em Lábrea. Devido às condições precárias da BR, uma comissão precursora partirá na quarta-feira (18/9), um dia antes da caravana.

“A caravana faz parte do programa Soluciona BR, que busca soluções aos problemas da 319, que não são somente relacionados ao asfalto, ou às duas pontes desmoronadas no Curuçá e no Autaz Mirim. Temos uma travessia de balsa no trecho do Igapó Açu que, em razão da estiagem, está atravessando de dois a três veículos, causando esperas superiores a duas horas e meia. Na sequência, a ponte que existe é precária e pode oferecer riscos aos cidadãos”, afirmou da tribuna do parlamento estadual o deputado Dan.

O programa Soluciona BR terá, ainda, na próxima semana, no dia 26, uma Audiência Pública, na sede da Aleam, sobre a trafegabilidade e a segurança da via federal.

“Depois da caravana, teremos um levantamento da realidade em minúcias e poderemos debater com conhecimento de causa; a preocupação não pode ser apenas asfaltar o trecho do meio, isso não resolve a trafegabilidade, os problemas são muitos, é preciso inclusive pensar na segurança da população e na segurança ambiental, do contrário poderemos somar muitos prejuízos”, declarou o Comandante.

Tragédia anunciada

Durante o último final de semana, o programa Soluciona BR realizou uma ação de sensibilização sobre as dificuldades da estrada, na área da Balsa do Ceasa, que dá acesso ao município de Careiro da Várzea.

Durante a ação, o produtor rural Vagner Ferreira, que trabalha em Autazes com a produção leiteira, explicou que a ponte do Curuçá já dava sinais claros do risco de desmoronamento, muito antes do sinistro. Ele declarou ter estado duas vezes na Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para fazer o alerta e que chegou inclusive a ser hostilizado. “Até um tempo atrás, tinha o vídeo dessas idas, que poderiam ter evitado a morte de irmãos nossos”, afirmou o pecuarista.

Segundo o deputado Comandante Dan, a situação mostra o tratamento dado pelo Governo Federal ao Amazonas.

“Não me refiro apenas ao atual governo, mas a todos os que estiveram na gestão do Executivo Federal nesses mais de 30 anos de má administração da BR-319. Cobro do governo atual porque ele tem o poder delegado para proporcionar a solução”, finalizou.

No dia 28 de setembro, o Soluciona BR também realizará o “Brado de Cidadania” pela reconstrução da ponte do rio Curuçá e por justiça às famílias das vítimas. O desmoronamento completará dois anos sem uma solução.