Com a meta ousada de plantar 15 mil árvores até o fim deste ano, o prefeito de Manaus, David Almeida, apresentou, nesta quarta-feira, 9/4, no parque Gigantes da Floresta, zona Norte, um conjunto de novos equipamentos que representa um salto de 50 anos nos trabalhos de arborização da capital. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), incluiu o plantio de mudas frutíferas nativas da Amazônia, reforçando o compromisso da gestão com a sustentabilidade e o reflorestamento urbano.
“Já plantamos cinco mil mudas só neste ano. Agora, com a mecanização, vamos acelerar esse processo e estimamos chegar a 15 mil até dezembro. Aqui estamos criando um verdadeiro corredor verde, que ajuda a reduzir as ondas de calor e contribui com o meio ambiente e o reflorestamento da nossa cidade”, destacou o prefeito.
A modernização inclui perfurador de solo, cortador de concreto e asfalto, e martelete, ferramentas que vão permitir maior agilidade e eficiência no preparo do solo, mesmo em áreas com camadas endurecidas por asfalto e concreto, como foi o caso da avenida Constantino Nery, onde foram superados mais de 40 centímetros de obstáculos para o plantio de centenas de mudas.
“A mecanização dos equipamentos é uma forma de dar maior agilidade à equipe de arborização. É uma determinação do prefeito David Almeida, e para alcançar essa meta ousada, precisamos vencer os obstáculos urbanos com tecnologia”, explicou o secretário da Semmas, Fransuá Matos.
Além da mecanização, a Prefeitura de Manaus também adotará o uso de hidrogel no plantio – um polímero que retém água e nutrientes, garantindo maior sobrevivência das mudas nos períodos de estiagem – e de embalagens biodegradáveis nas distribuições semanais de mudas à população.
Manaus mais verde e sustentável
Entre as vias que já receberam ações de plantio estão a Constantino Nery (150 mudas), Max Teixeira (500), complexo viário 28 de Março (300), e o trevo do Rapidão, no Tarumã (500). No parque Gigantes da Floresta, onde o evento foi realizado, já foram plantadas 500 mudas e, neste mês, outras 500 estão sendo adicionadas. As espécies escolhidas são nativas da Amazônia, como açaí, ingá, munguba, jutairana, chuva-de-ouro-da-amazônia, ipê e pau-pretinho.
Doação de mudas à população
Como parte do compromisso ambiental, a prefeitura mantém ações itinerantes de distribuição de mudas frutíferas toda quarta-feira em bairros diferentes da capital.
A dona de casa Marineide Pantoja da Silva foi uma das beneficiadas. “Eu acho ótimo isso, tanto para população quanto para os pássaros e a comunidade em geral. As pessoas que vêm para essa área de lazer vão ter a sombra das árvores, e isso é muito bom”, comentou.
O fenômeno climático La Niña chegou ao fim, segundo confirmou nessa quinta-feira (10) a Administração Oceânica e NOAA (Atmosférica dos Estados Unidos). De acordo...