Arnold Schwarzeneggerl - Foto: Getty Images / Purepeople
O Brasil vive um momento de consolidação no mercado fitness. O setor de academias já movimenta cerca de R$ 12 bilhões ao ano, com aproximadamente 30 mil unidades em operação e disputa pela adesão dos 60% da população que ainda não pratica exercícios regularmente, segundo o Ministério da Saúde.
Já o mercado de suplementação alimentar cresce a passos largos: somente em 2024, movimentou cerca de US$ 10 bilhões, com previsão de atingir R$ 10,8 bilhões até 2028, de acordo com estimativas do setor.
Nesse cenário aquecido, o Arnold Sports Festival South America 2025 apresenta em 2025 um mapa global da saúde e do bem-estar em três dias de evento na capital paulista a partir desta sexta-feira (4). Ídolos do esporte como Neymar e o próprio ator norte-americano que dá nome à feira investem pesado no segmento.
Entre os dias 4 e 6 de abril, o Expo Center Norte, em São Paulo, recebe a edição sul-americana de um dos maiores eventos multiesportivos do mundo, com mais de 10 mil atletas, 220 expositores e uma programação que une competições, experiências imersivas e negócios.
Com organização da Savaget Group, o evento promove uma verdadeira ode ao esporte e ao estilo de vida saudável, reunindo mais de 20 modalidades esportivas, desde o fisiculturismo até provas menos convencionais, como o strongman, o jump rope profissional e o pole dance.
O movimento de expansão do setor é reforçado por grandes marcas e celebridades como Neymar Jr, Renato Cariani e outros campeões de likes. A Soldiers Nutrition acaba de anunciar a incorporação da Next10, linha de suplementos assinada por Neymar Jr., ao seu portfólio. A integração fortalece a presença da empresa no segmento de alto rendimento e passa a oferecer kits exclusivos com produtos das duas marcas.
“A chegada da Next10 ao grupo Soldiers amplia nossa oferta de suplementação para diferentes perfis de consumidores. Os produtos se complementam, permitindo atender tanto atletas de alta performance quanto aqueles que buscam bem-estar e melhor desempenho”, afirma Yuri Abreu, CEO da Soldiers Nutrition.
Enquanto o setor cresce, modelos de negócio mais acessíveis e inclusivos ganham espaço. A rede de academias Evoque é um exemplo. Em apenas seis anos, alcançou R$ 90 milhões em faturamento em 2024, com 40 unidades no país e 65 mil clientes ativos. O modelo low price full service oferece 22 modalidades por menos de R$ 200 ao mês e atrai um público que busca qualidade, variedade e preço justo.
“Transformamos obstáculos em oportunidades. Quando muitos fecharam as portas, nós nos adaptamos e crescemos”, afirma Rodrigo Hasi, CEO da Evoque.
A rede também lançou a franquia mais econômica do Brasil, com investimento inicial de R$ 90 mil, tornando-se referência no setor com um atendimento altamente personalizado e foco em experiência do cliente.
O crescimento do setor também é impulsionado pela presença de influenciadores digitais e criadores de conteúdo, que se conectam com milhões de seguidores promovendo hábitos saudáveis e bem-estar. D
Durante o Arnold Sports Festival, muitos desses nomes marcam presença, reforçando o papel das redes sociais na formação de comunidades fitness e na divulgação de marcas e produtos.
A 28ª Sessão Ordinária da 19ª Legislatura (2025-2028) debateu a criação de duas novas Frentes Parlamentares na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Outros temas...