Foto: Divulgação

Com o objetivo de promover a conscientização ambiental na comunidade e estimular a participação de crianças e adolescentes na construção de um futuro mais sustentável, o Pinocchio Centro Educacional e o Colégio Martha Falcão, que fazem parte das Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS) lançam nesta quinta-feira (27), a Conferência Infanto-Juvenil Socioambiental.

Inspirados pela Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que vai acontecer neste ano, em Belém (PA), os alunos das INFS desenvolverão projetos inovadores que abordam os desafios ambientais locais, como a restauração de igarapés e a gestão de resíduos sólidos.

Segundo a diretora das INFS, Nelly Falcão de Souza, a ideia é promover a educação ambiental desde cedo, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e engajados com as políticas públicas para o meio ambiente. “A participação em projetos como este estimula o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, comunicação, liderança, pensamento crítico e resolução de problemas”, destacou a educadora.

Além disso, ao se envolverem em discussões sobre questões relevantes para a sociedade, os estudantes desenvolvem o senso de cidadania e o compromisso com o bem comum. “Acreditamos que a Conferência Infanto-Juvenil Socioambiental pode se tornar o ponto de partida para a criação de redes de jovens ambientalistas e a promoção de novas iniciativas”, aposta Nelly Falcão.

A escolha dos temas da conferência (restauração de igarapés, gestão de resíduos sólidos e arborização urbana) está diretamente relacionada com os desafios ambientais da região e com os debates que serão realizados na COP 30. A diretora avalia que abordando essas questões de forma prática e participativa, as INFS estará preparando os alunos para serem protagonistas das transformações que o mundo precisa. Alunos do Ensino Fundamental ao Médio participarão da conferência, que vai contar com a participação de convidados externos, entre eles, pesquisadores e representantes de órgãos ambientais.

“A educação ambiental faz parte da rotina das INFS, por meio dos nossos projetos e até infraestrutura, que conta com um viveiro que produz mudas frutíferas da Amazônia, experimentos na horta vertical e resgate de espécies nativas”, afirma a professora Nelly.

Vale destacar que a instituição tem no seu DNA o amor pelas causas ambientais, por conta da sua patrona, a professora, pesquisadora e ecologista Martha Falcão, falecida em 2016. Entre seus legados está o Clube do Futuro Cientista, que proporciona aos alunos atividades práticas, visitas técnicas, palestras, ações sociais e ambientais, como o cultivo e distribuição de mudas em bairros da periferia de Manaus.

Programação da conferência

Nesta quinta-feira (27), acontecerá o lançamento da conferência, nono Colégio Martha Falcão, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus. Na ocasião, será realizada uma imersão com oficinas preparatórias com as temáticas definidas. Em seguida, haverá três salas divididas pelos subtemas onde acontecerão experiências e os alunos vão passar por todas para conhecer e poder escolher seus focos de pesquisa.

No dia 25 de março, a programação inclui uma Hora Cívica em alusão à Semana da Árvore das Regiões Norte-Nordeste, abertura da conferência com palestras com especialistas e debates sobre os temas da conferência. No dia 26, será o início dos trabalhos nas salas de discussões, desenvolvimento das propostas e aprovação da proposta final. E no dia 27, acontecerá uma votação em assembleia que vai decidir a ordem de prioridade em que as propostas irão ser colocadas em prática.

Com informações da assessoria