Educação e inclusão também foram temas da 70ª Sessão Ordinária - Foto: Cleuton Silva e Eder França / Dicom-CMM

A 70ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizada nesta terça-feira (26 de agosto), foi marcada por debates e anúncios considerados históricos pelos vereadores da 19ª Legislatura. Entre os principais temas estiveram as ações de revitalização do Centro da capital, além de pautas voltadas à educação e à inclusão social.

O reordenamento do Centro Histórico foi um dos principais destaques da sessão. A revitalização inclui intervenções em ruas, praças e na infraestrutura urbana. O vereador Jander Lobato (PSD) celebrou a liberação da nova faixa da Avenida Getúlio Vargas e destacou a participação de mais de 16 secretarias no processo.

“Isso é um recomeço. Era necessária essa iniciativa e essa coragem. O Centro volta a ter vida, e a economia é movimentada, beneficiando lojistas, camelôs e comerciantes”, afirmou o vereador Jander Lobato (PSD).

O vereador Eduardo Alfaia (Avante) também defendeu a valorização da área central da cidade.

“O Centro é um patrimônio de Manaus. Todos nós, vereadores, queremos melhorias, avanços e progresso para a nossa cidade. Essas ações são um resgate histórico e de dignidade. Uma cidade que não preserva o seu Centro Histórico está destruindo a sua história. Precisamos ocupar o Centro novamente.”

Mais de 570 pontos de iluminação em LED já foram instalados. Paradas de ônibus receberam nova pintura, e há um pedido para que prédios antigos sejam restaurados e utilizados por secretarias municipais.

Cidade do Autista será construída em Manaus

Outro assunto importante durante a sessão foi a construção da Cidade do Autista, espaço voltado ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto prevê mais de dez mil atendimentos por mês e foi classificado como um marco da inclusão pelos parlamentares.

O vereador Eduardo Alfaia (Avante) ressaltou o impacto da iniciativa.

Foto: Cleuton Silva e Eder França / Dicom-CMM

“É uma bandeira de todos nós. Um marco histórico desta 19ª Legislatura. É uma obra que eu julgo ser uma das mais importantes da gestão do prefeito David Almeida (Avante). Grandiosa não apenas do ponto de vista físico e estrutural, mas também pela atenção, acolhimento e cuidado com as pessoas, além do suporte às mães e familiares”, destacou.

O vereador Jander Lobato (PSD) lembrou a luta diária das famílias atípicas. “É uma alegria saber que o edital foi lançado. Esse é um sonho aguardado por pais e crianças que enfrentam grandes desafios diariamente. Nós acompanhamos a luta dessas pessoas”, pontuou.

De acordo com o vereador Raulzinho (MDB), o projeto só foi viabilizado com a aprovação dos recursos feita pelos parlamentares, na CMM.

“Esse é um exemplo claro de recursos bem aplicados, fruto do apoio dos parlamentares”, afirmou.

Mobilidade

A segurança no trânsito também foi debatida. O vereador João Paulo Janjão (Agir) agradeceu a instalação de contenções no Passeio do Mindú, medida que trouxe mais segurança e tranquilidade para os corredores e ciclistas. O trabalho contou com o apoio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

“As contenções eram uma necessidade real, e eu agradeço ao prefeito David Almeida (Avante), que atendeu ao nosso pedido. Hoje é um dia feliz para todos os frequentadores do Passeio do Mindú”, afirmou.

Educação em pauta

O tema da educação também foi debatido, com foco na valorização do ensino da história e da geografia local. O vereador Mitoso (MDB) defendeu o incentivo ao civismo, enquanto o vereador Professor Samuel (PSD) enfatizou a importância do aprendizado histórico e cultural.

“É primoroso saber onde estamos e o que estamos fazendo aqui. O respeito começa pela valorização da nossa história”, afirmou o vereador Professor Samuel.