Com o objetivo de contribuir com o diálogo entre os candidatos a prefeito de Manaus e, bem como, ouvir propostas relacionadas ao setor industrial, o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), iniciou, na última segunda-feira (19), uma rodada de reuniões especiais com os candidatos. O primeiro convidado foi o deputado federal e postulando ao executivo municipal, Capitão Alberto Neto (PL) e a vice ao cargo, Professora Maria do Carmo (Novo).
O evento foi comandado pelo Presidente do Conselho Superior, Luiz Augusto Rocha, ao lado do Presidente Executivo, Lúcio Flávio Morais de Oliveira, e da Conselheira e Coordenadora da Comissão Cieam de Assuntos Legislativos, Rebecca Garcia.
Após uma breve apresentação institucional do CIEAM, os candidatos expuseram suas propostas. Em seguida, o espaço foi aberto para perguntas
enviadas pelos associados da entidade aos candidatos. O Presidente destacou, ainda, a importância do encontro para discutir propostas que irão impactar tanto o setor, quanto a economia local. “Queremos ouvir os candidatos à prefeitura de Manaus, apresentar a pauta da indústria e esse encontro é uma oportunidade para discutirmos as iniciativas que irão impactar diretamente o setor industrial e, consequentemente, o desenvolvimento econômico de nossa cidade”, pontuou.
O candidato Alberto Neto respondeu aos questionamentos dos associados, bem como, pediu para ouvir a plateia presente. Um dos questionamentos foi sobre a segurança nas rotas do distrito industrial, que diariamente sofre assaltos. “Entre os candidatos que estão presentes, o único especialista em segurança pública, sou eu, e eu vivenciei isso na prática. Fui forjado com a teoria ‘tolerância zero’. A segurança é transversal. Um exemplo é a falta de creches, a mãe precisa trabalhar e não tem onde deixar sua criança, aí pede auxílio de um vizinho, muitas vezes esse vizinho pode violentar essa criança e acontece muito em nossa cidade, porque não tem creche. Observe que a falta de infraestrutura também, além de iluminação pública, isso impacta diretamente na segurança pública.”
Já a candidata a vice-prefeita, Maria do Carmo, ao falar sobre os problemas da cidade, destacou que entrou na política com a vontade de mudar a realidade atual. “Uma das coisas que mais me motivam hoje, é a certeza que a gente pode mudar, foi por isso que aceitei entrar para a política, porque só assim, podemos ver a mudança acontecer”, pontuou.
Zona Franca na pauta da discussão
Entre outros assuntos, Alberto Neto destacou a importância da Zona Franca de Manaus para a cidade e criticou o atual prefeito por não participar das grandes discussões que envolvem essa problemática. “Se a Zona Franca acabar o que vai ser de Manaus? Vamos ver a miséria, a destruição. O prefeito precisa estar à frente das discussões, precisa estar todo dia no distrito industrial. O prefeito precisa liderar todos os processos”, reforçou.
O candidato respondeu, ainda, sobre mobilidade urbana, mão de obra qualificada, reestruturação do Centro de Manaus, ciclovias e segurança nos coletivos. Ao final, o Presidente Luiz Augusto entregou aos candidatos a Proposta da Indústria à Prefeitura, construída pelos associados do CIEAM.
As reuniões especiais do CIEAM com os candidatos serão realizadas às segundas-feiras. O próximo a ser ouvido, no dia 26 de agosto, é o candidato Amom Mandel (Cidadania), que já confirmou presença.
Foi prorrogado o período de inscrições para o Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental. Agora, os profissionais e universitários poderão enviar trabalhos até...