Com a explosão da economia digital e a valorização da criatividade como diferencial competitivo, o design gráfico ganha ainda mais espaço no mercado de trabalho. Em resposta a essa tendência, o Centro de Ensino Técnico (Centec), com mais de 15 anos em Manaus, lança seu novo curso técnico em design gráfico na modalidade a distância, com opção de bolsas de estudo para os primeiros colocados em seu concurso anual.
Segundo estudo divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), a criação de conteúdo digital cresceu 30% no Brasil em 2023, impulsionando diretamente o mercado de trabalho em áreas como design gráfico, audiovisual, marketing digital e desenvolvimento de plataformas. O dado reforça a transformação digital das empresas e o aumento da demanda por profissionais qualificados em comunicação visual.
“O mercado de trabalho para esta área técnica é bastante dinâmico e requisitado, impulsionado pela intensificação da comunicação visual e pela presença massiva de mídias digitais na sociedade atual. O profissional pode atuar em uma série de setores, incluindo comunicação, marketing, moda, audiovisual, web, empreendedorismo e indústria de jogos e animação”, afirma a coordenadora do Centec EAD, Eduarda Barbosa.
Segundo ela, a valorização da economia criativa é fundamental para o crescimento do setor. Manaus, reconhecida mundialmente por sua cultura amazônica, é candidata a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco na categoria Gastronomia. O selo, previsto para o segundo semestre deste ano, pode impulsionar ainda mais as oportunidades para profissionais criativos no estado.
“O cenário atual exige que os profissionais estejam cada vez mais preparados para atuar de forma autônoma e criativa. O design gráfico é uma área multidisciplinar e estratégica, sendo uma excelente alternativa para quem busca ingressar ou se reposicionar no mercado de trabalho, seja como colaborador em empresas ou como empreendedor”, comenta a coordenadora.
Formação acessível
Entre as disciplinas oferecidas no curso estão identidade visual, imagem vetorial, design editorial, edição de imagem, web design, design de interação e motion design. Os estudantes aprendem ainda a utilizar softwares profissionais como Adobe Illustrator, InDesign, CorelDRAW e Photoshop.
Desde 2023, a escola tem expandido sua atuação na educação a distância. Além do novo curso em design gráfico, o portfólio EaD do Centec inclui formações técnicas em serviços jurídicos, segurança do trabalho, qualidade, administração, recursos humanos e transações imobiliárias.
“Acompanhamos todas as tendências não só do setor educacional, mas também do que o mercado exige dos profissionais, e do que eles próprios querem. Algumas dessas demandas são a formação de qualidade e em menor tempo, então isso é o que nos impulsiona a investir cada vez mais no ensino à distância”, afirma a diretora-presidente da escola, Eliana Cássia de Souza.
Oportunidade com bolsas
O investimento para o novo curso de design gráfico é de R$ 250 mensais, com aulas flexíveis. Mas os interessados também podem concorrer a bolsas de estudo pelo concurso anual da escola, cuja edição de 2025 está com edital aberto.
Os primeiros colocados recebem 100% de desconto nas mensalidades. Do 4º ao 6º lugar, o desconto é de 50%, e do 7º ao 10º, 30%. Candidatos não matriculados que se classificarem a partir do 11º lugar recebem 15% de redução. Podem participar pessoas que já concluíram o ensino médio, seja na rede pública ou privada, e também estudantes a partir do 2º ano.
O vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB) apresentou na Câmara Municipal de Manaus (CMM), um Projeto de Lei que propõe o fornecimento gratuito de pulseiras com...
Você sabia que existe um continente quase todo debaixo d'água? Pode parecer algo impossível, mas trata-se de Te Riu-a-Mãui, também conhecido como Zelândia. Atestada...