
Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Nottingham Trent (NTU), na Inglaterra , revelou que os cavalos podem ser muito mais espertos do que se pensava anteriormente, após mostrarem um desempenho melhor que o esperado em um complexo jogo baseado em recompensas.
O estudo , publicado na revista Applied Animal Behaviour Science, concluiu que os cavalos têm a habilidade de pensar e planejar , uma técnica conhecida como aprendizagem baseada em modelos e que, antigamente, era considerado além de suas capacidades.
Segundo os pesquisadores, quando as guloseimas eram negadas após os animais desobedecerem às regras do jogo, os cavalos eram capazes de mudar rapidamente as suas estratégias para acessarem as recompensas.
Para os cientistas, é importante entender como os cavalos pensam para ajudar os cuidadores a tratá-los com mais dignidade e melhorar o seu bem-estar.
O experimento
Para compreender melhor a habilidade de pensamento dos cavalos, o grupo de pesquisadores reuniram 20 equinos para realizar uma tarefa dividida em três etapas.
Na primeira etapa, os cavalos tocavam um cartão com o focinho para receberem um petisco.
O jogo ficou mais complexo quando foi introduzida uma luz, que condicionava quando os animais poderiam tocar o cartão para receberem a guloseima.
A equipe notou que os cavalos continuavam a tocar no cartão independentemente da luz estar acesa ou apagada, e eram recompensados pelas respostas corretas.
