Não é raro ver comentário sobre os preços dos carros que cite os valores do Ford Mustang e o Chevrolet Camaro nos EUA como um contraste. Os esportivos são dois bons exemplos de modelos que são vendidos no Brasil por etiquetas dignas de esportivos alemães, mas que se encontram em uma fatia de mercado mais acessível no país de origem. Daí a dúvida: eles são realmente baratos por lá?
Carro de entrada? Os preços do Mustang por lá partem de US$ 30.920 (cerca de R$ 154.500), enquanto os do Camaro começam em US$ 30.900 (aproximadamente R$ 154.600). Ambos estão entre alguns dos carros mais baratos vendidos pelas marcas nos EUA. Para se ter uma ideia, a Ford comercializa o SUV Bronco Sport a partir de US$ 31.230 (R$ 156 mil) e Chevrolet vende a Blazer por US$ 35.400 (R$ 176 mil).
Não estamos falando dos mesmos carros vendidos no Brasil. O Mustang ‘barato’ em questão nos EUA vem equipado com o motor 2.3 turbo. Já o Camaro aposta no V6 3.6 aspirado. Ou seja, nenhum dos dois têm os motores V8 oferecidos no nosso mercado.
Por lá, o Mustang GT Premium 5.0 sai por US$ 46.480 (o equivalente a R$ 232.400) e o Camaro SS 6.2 custa 47.300 dólares (cerca de R$ 236.500). A título de comparação, a GM vende no Brasil o Mustang de nova geração por R$ 529 mil, contra R$ 555 mil do Camaro cupê Collection, a versão de despedida do modelo atual – o preço, porém, não consta no configurador nacional da Chevrolet.
“A Ford traz ao Brasil uma versão topo de linha do Mustang. Por esse motivo é tão cara. Poderia trazer uma versão de entrada a 60% desse preço, porém, o cliente estaria comprando um veículo sem nenhum apelo de desempenho – só o nome e a aparência. Como a demanda para esse produto é reduzida, a Ford preferiu trazer um veículo para ser visto e bem” comentado Cassio Pagliarini, sócio da consultoria Bright Consulting.
