A ação educacional quer levar equidade na educação aos alunos finalistas de escolas públicas que se preparam para o Enem - Foto: Artur Gomes

Com a expectativa de democratizar o acesso ao conhecimento, o projeto social Caravana das Letras, em parceria com o projeto SuperTexto, iniciou uma maratona de aulões de redação em escolas públicas de Manaus. Nesta sexta-feira (18/08), alunos da Escola Estadual Homero de Miranda Leão, no bairro Cidade Nova, na Zona Norte, receberam a professora Lívia Sá para aprender sobre produção textual, na ação que leva o nome “Rota da Aprovação”.

Coordenador do projeto Caravana das Letras, idealizado pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM), o escritor Pedro K. Calheiros define a ação como um processo importante para possibilitar aos alunos o acesso ao conhecimento para além do tradicional ensinado em sala de aula. “O Rota da Aprovação é mais uma iniciativa do Caravana das Letras, mas dessa vez pensando nos vestibulandos e nos desafios do Enem. A iniciativa é importante para democratizar o acesso ao conhecimento”, declarou. Além disso, Calheiros declarou que a ação também é equalizada por meio das redes sociais do projeto.

Com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as aulas são ministradas para alunos finalistas. Idealizadora do projeto SuperTexto, a professora Lívia explicou que a iniciativa tem como principal objetivo impulsionar o aprendizado dos alunos e prepará-los para os vestibulares que dão acesso à universidade. De acordo com a docente, além das técnicas de produção textual, também será apresentado aos alunos a importância da contextualização filosófica e sociológica.

“A maior importância da ação é democratizar o acesso à produção textual de qualidade, para que os alunos da rede pública tenham condições de competir com igualdade, no sentido de acesso às teorias, à técnica da produção textual, ao que deve ser colocado na produção, de forma que ele possa ter não só uma abordagem técnica, mas também uma abordagem no sentido filosófico e sociológico da questão problemática que está sendo abordada ali”, explicou.

Segundo a professora, serão organizados outros aulões em escolas públicas de Manaus nas próximas semanas. “Acredito que o Rota da Aprovação vem exatamente para desbravar essa lacuna na educação”, declarou. Além disso, Lívia explicou que a produção textual permeia teoria, conhecimento de mundo, controle do tempo e emocional.