A Federação Amazonense de Xadrez (FAX) realiza nos dias 11 e 12 de dezembro, às 10h, o Campeonato Amazonense Absoluto e Feminino de Xadrez, principais e mais fortes do Estado, onde são declarados o Campeão e Campeã Estadual.

O Vice-Presidente da FAX, Paulo Lima, se mostrou entusiasmado com os resultados do primeiro fim de semana. “Tivemos duas surpresas na primeira rodada na mesa 1 e 2, onde o Candidato a Mestre Victor Oliveira (Campeão Amazonense ABS em 2018), foi derrotado pelo jovem Eduardo Mesquita de 16 anos. E na mesa 2 onde o Mestre Fide da Federação Internacional de Xadrez (8 vezes Campeão Amazonense Absoluto), foi derrotado pelo jovem Ivan Azevedo de Vasconcelos de 13 anos”, explicou Paulo.

“O Campeonato Amazonense Absoluto ainda não tem o Campeão definido estando 4 jogadores com 3,5 pontos em 4 rodadas e 7 jogadores com 3 pontos, sendo no total 11 jogadores lutando pelo título”, concluiu.

A grande novidade no Feminino será a nova Campeã Amazonense, pois a atual (Alynne Ribeiro) não está participando do evento. Vitória Aparecida foi Vice-Campeã Brasileira Escolar em Natal, Rio Grande do Norte em 2019.

“Vitória Aparecida está invicta com 4 pontos em 4 rodadas, podendo ser a nova Campeã Estadual, porém ainda faltam três rodadas e tudo pode acontecer nessa final do Amazonense”, afirmou o Paulo Lima.

Prêmio

Serão distribuídos R$800,00 entre os 3 primeiros lugares, além de troféus para os 3 melhores colocados na disputa que ocorre no Taj Mahal Hotel, na Avenida Getúlio Vargas.