Reconhecer e valorizar as diversidades naturais e culturais da região amazônica é o propósito da campanha #1AmazôniaDePossibilidades, lançada pelo Lab de Impacto, programa de aceleração do Impact Hub Manaus. O movimento também visa impulsionar o consumo de produtos e serviços de negócios de impacto socioambiental, colaborando para a economia local em diferentes territórios. A campanha também contou com o reforço de influenciadores da Amazônia na criação de conteúdos digitais para visibilizar e incentivar ainda mais o consumo desses negócios.
Iniciado em 2020, o Lab de Impacto tem se destacado cada vez mais como uma referência regional. O programa proporciona uma ampla capacitação empreendedora, conexão com atores do mercado, capital semente de R$ 30 mil a R$ 100 mil e monitoramento por 36 meses após o fim da jornada. Em três edições, foram mais de 300 negócios inscritos. Atualmente, o Lab apoia 23 negócios da Amazônia Legal que atuam em diversos setores, como alimentação, gestão de resíduos, turismo e moda sustentável.
Marcus Bessa, cofundador do Impact Hub Manaus, explica que o foco da campanha é destacar o trabalho dos negócios que são exemplo de inovação socioambiental e somam para o desenvolvimento sustentável em territórios urbanos, rurais e tradicionais na região.
“É um processo de conscientização. Ao consumir produtos desses negócios, os consumidores não só apoiam a economia local, mas também ajudam a proteger a biodiversidade, promover a inclusão social e apoiar o trabalho de mulheres, e comunidades indígenas”, explica.
Após construir toda a percepção do negócio, o novo desafio é conquistar espaço no competitivo mercado. Há várias marcas de destaque, cujo impacto vai além de oferecer um produto ou serviço inovador e se reflete no compromisso junto ao meio ambiente, ao fortalecimento da economia local e as populações tradicionais.
“A campanha também é uma forma de reconhecer o trabalho incansável de empreendedores amazônidas que estão transformando a realidade onde atuam”, acrescenta Bessa.
Empreendimentos que transformam a realidade
Fundada em 2018, a Flor de Jambu é uma marca paraense que busca valorizar e resgatar os sabores da Amazônia com a venda de produtos alimentícios de alto valor nutricional e sabor. A lista inclui compotas, geleias, marmeladas e temperos feitos com frutas e plantas da região.
“A Flor de Jambu é um exemplo de como a gastronomia pode ser uma ferramenta de transformação social”, afirma Carol Vilanova, CPO do negócio.
