A Câmara Municipal de Manaus (CMM) está próxima de aprovar a criação da campanha de prevenção e combate ao assédio e à importunação sexual nas escolas públicas de Manaus. Prevista no Projeto de Lei 332/2024, de autoria do vereador Raiff Matos (PL), a proposta incentiva uma abordagem preventiva e educativa que envolva toda a comunidade escolar para combater o assédio e a importunação sexual.
O Plenário da Casa Legislativa aprovou o avanço da proposta para análise na 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, na sessão desta quarta-feira. O vereador Raiff Matos destaca a urgência de discutir esse problema nas escolas, como forma de prevenir a sua incidência. “É preciso criar um ambiente seguro para nossas crianças e adolescentes. Com essa campanha, poderemos reforçar as formas de prevenção, partindo da conscientização do problema”, afirmou o vereador.
A campanha visa abordar o tema com pais, alunos e profissionais da educação, promovendo palestras, debates e rodas de conversa, além de fortalecer a orientação sobre as alterações comportamentais de possíveis vítimas desses crimes. A previsão é que a campanha ocorra na primeira semana de maio.
Entre os objetivos do projeto está a capacitação contínua de gestores e docentes sobre os crimes contra a liberdade sexual, fortalecendo a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. “Nossa responsabilidade é construir um futuro onde nossos jovens estejam seguros e cientes dos seus direitos. Esse projeto é uma medida concreta para promover essa mudança,” acrescentou Matos.
Vitória de Trump
O vereador Raiff Matos (PL) celebrou o que chamou de “um fato histórico” ao citar a vitória de Donald Trump para a Presidência dos EUA. Raiff destacou a importância da liderança de Trump para a política global, manifestando a expectativa de que o impacto da eleição de Trump se reflita de forma positiva para o movimento conservador no Brasil e para as relações entre os dois países.
Raiff Matos também enfatizou que o resultado traz alento e esperança para a população cristã e conservadora que, segundo ele, vê na liderança de Trump uma oportunidade de mudança no cenário político mundial. Para as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos, a expectativa é de um novo impulso com Trump na presidência dos EUA, projetando uma melhora nas esferas econômica e diplomática.