Debate destacou a necessidade de fortalecer políticas públicas voltadas à segurança de crianças e jovens no esporte - Fotos: Cleuton Silva e Eder França / Dicom
A criação da Frente Parlamentar em Defesa do Esporte Seguro e a proposta de instituição do Selo Esporte Seguro, ambas de autoria do vereador Mitoso (MDB), ganharam destaque durante o Grande Expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM). As iniciativas visam fortalecer a proteção de crianças e adolescentes no ambiente esportivo. Além do tema, os parlamentares também debateram o combate à violência sexual, a ampliação de mecanismos de proteção às vítimas e melhorias no atendimento à pessoa obesa.
Na tribuna do Plenário Adriano Jorge, o parlamentar destacou denúncias envolvendo casos de violência contra crianças e jovens no ambiente esportivo. Durante o pronunciamento, Mitoso (MDB) apresentou um Projeto de Resolução para a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Esporte Seguro, além da proposta de criação do Selo Esporte Seguro, e solicitou apoio dos demais vereadores para a iniciativa.
Segundo o parlamentar, a proposta busca reunir esforços do Poder Legislativo para combater crimes praticados contra crianças e adolescentes em espaços esportivos e incentivar ambientes mais seguros para a prática esportiva.
“Queremos criar uma Frente Parlamentar de combate a esse crime e também um selo que identifique espaços esportivos seguros. Assim, pais e responsáveis terão a certeza de que estão deixando seus filhos em ambientes com profissionais qualificados e comprometidos com a proteção das crianças”, destacou.
Combate à violência sexual e apoio às vítimas
O vereador Ivo Neto (Democrata) chamou a atenção para os casos de abuso sexual e para a necessidade de ampliar as ações de acolhimento e proteção às vítimas. Durante o discurso, o parlamentar defendeu a investigação rigorosa das denúncias e o combate à impunidade.
“Espero que todas as denúncias possam ser apuradas e rigorosamente investigadas. Que a Justiça cumpra o seu papel e que as vítimas recebam todo o apoio necessário. Crime sexual não pode ter tolerância, não pode ter silêncio e não pode ter impunidade”, afirmou.
Políticas públicas para a saúde da pessoa obesa
O vereador Gilmar Nascimento (Avante) utilizou a tribuna para defender políticas públicas voltadas à saúde da pessoa obesa. O parlamentar destacou o Projeto de Lei nº 353/2022, de sua autoria, que institui políticas públicas de apoio às pessoas obesas no município de Manaus, além do Projeto de Lei nº 262/2024, que trata da adequação dos serviços públicos para atender esse público.
Durante o pronunciamento, Gilmar Nascimento ressaltou as dificuldades enfrentadas por pessoas obesas no acesso ao tratamento adequado na rede pública de saúde.
“Não há medicamentos para pessoas obesas. Não há medicamentos para o tratamento. É um medicamento caro. Os obesos não têm ambulância adequada, não têm leito adequado para receber um tratamento apropriado e não têm acesso a equipamentos compatíveis, como máquinas de ressonância magnética”, afirmou o vereador.
O pré-candidato ao Governo do Amazonas e ex-prefeito de Manaus, David Almeida, cumpriu agenda nesta sexta-feira (12), na zona rural da capital, em reunião...
Os animais de estimação também terão espaço garantido na programação junina deste fim de semana do Shopping Manaus ViaNorte, na zona Norte da capital....