Durante Tribuna Popular, representantes da CDL destacaram os efeitos da tributação no consumo - Fotos: Cleuton Silva e Eder França / Dicom-CMM
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, nesta quarta-feira (21 de maio), um debate em torno do Dia Livre de Impostos. A ação – que é nacional – chama a atenção para a carga tributária paga pela população brasileira. A atividade ocorreu durante a “Tribuna Popular”, proposta pelo vereador João Paulo Janjão (Agir), no Plenário Adriano Jorge.
A Casa Legislativa recebeu representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL), que reforçaram a relevância da conscientização sobre os impactos dos impostos nos preços dos produtos e na economia do país.
“Não poderíamos deixar de vir aqui na Câmara para falar sobre o Dia Livre de Impostos. É muito importante conversar com os nossos representantes, principalmente os vereadores, para que eles tenham ciência de como podem facilitar a vida do empresário e, consequentemente, da sociedade de modo geral. Porque o empresário, no fim das contas, é também um CPF e faz parte da população, sendo apenas um elo na cadeia. Isso que queremos mostrar: humanizar, para ficar claro qual é o nosso papel dentro do comércio de um modo geral, buscando melhores leis, proposituras e discussões em prol de uma carga tributária mais justa e que retorne de forma adequada para a nossa população”, disse Matheus Demasi, coordenador da CDL Jovem Manaus.
Esta será a 16ª edição do Dia Livre de Impostos, que, neste ano, contará com mais de 50 lojas participantes, todas fora dos shoppings da capital. A novidade visa expandir ainda mais a iniciativa e aproximar o povo manauara desse tema.
“É um dia muito importante para que a população tenha ciência de toda a carga tributária que pagamos no nosso dia a dia. Trazer a CDL para o Plenário se faz importante porque eles nos explicam tudo isso de forma mais explícita. São eles que fazem essa interlocução dos lojistas com o poder público, e nos mostram aqui como seriam as nossas vidas com menos impostos. Vivemos em um país que é o 14º que mais arrecada impostos no mundo”, afirma o vereador João Paulo Janjão.
Durante o Dia Livre de Impostos, os consumidores têm acesso a produtos e serviços com desconto equivalente ao valor dos impostos, viabilizado pelos próprios lojistas. Os impostos sobre cosméticos, por exemplo, chegam a 69%; sobre bicicletas, a 56%; e sobre energia elétrica, somada à taxa de iluminação pública, alcançam 42%.
O debate proposto nesta campanha não tem como objetivo combater o pagamento de impostos, mas, sim, estabelecer uma discussão aberta sobre o tema, com vistas ao equilíbrio, ao retorno social e à eficiência na arrecadação.
“É muito importante estarmos em contato com eles. Estar em contato com a Câmara faz todo sentido para nós. Quando conseguimos explicar nossa proposta aos vereadores, mostrar para eles que é possível dialogar e criar uma relação aberta para que nos apoiem, tudo fica muito mais fácil. O Dia Livre de Impostos marca o momento em que paramos de trabalhar apenas para pagar impostos e começamos a trabalhar por nós mesmos. Então, é muito importante dar ciência, todos os anos, sobre o papel desse dia”, enfatizou Matheus Demasi.
A quarta edição do Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental está com as inscrições abertas. Como novidade, a concessionária traz para esta edição...