Iniciativa reforça compromisso do Legislativo com a saúde mental e a proteção social em Manaus - Foto: Cleuton Silva e Eder França / Dicom

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, durante a 107ª Sessão Ordinária desta quarta-feira (26 de novembro), o Projeto de Resolução nº 007/2025, de autoria do vereador João Carlos (Republicanos), que institui a Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, ao Suicídio e às Drogas no âmbito do Legislativo municipal.

O parecer favorável da 6ª Comissão entrou em discussão e, não havendo manifestações contrárias, foi colocado em votação. A proposta foi aprovada e seguiu para promulgação.

No âmbito da Frente Parlamentar, será realizada a análise e a propositura de políticas públicas municipais que tenham como objetivo o cuidado e a prevenção à depressão, ao suicídio e ao uso de drogas ilícitas, em articulação com outros órgãos e poderes, a fim de ampliar discussões acerca da problemática.

Segundo o vereador João Carlos (Republicanos), a instituição desse ambiente de diálogo é primordial para fornecer apoio às famílias e àqueles que sofrem por causa dessas situações.

“Queremos ajudar, por exemplo, essa pessoa cuja mãe sofre com seus filhos nas drogas, ou que perdeu alguém que acabou tirando a própria vida, além de pessoas que estão passando por certo desequilíbrio emocional e precisam de ajuda”, explicou o parlamentar.

O projeto visa também possibilitar a expansão do quantitativo dos centros de apoio e de profissionais voltados para o cuidado dessas causas, em âmbito municipal, levando os debates à concretude.

O vereador João Carlos explicou ainda que o enfrentamento às drogas e ao suicídio é uma pauta de diversos parlamentares da Casa, que realizam palestras nas escolas e ações de conscientização. Assim, a Frente Parlamentar deve auxiliar no ajuntamento de forças e, a partir disso, produzir recursos efetivos.

“Podemos criar o entendimento de acertarmos soluções, porque ficar apenas conversando não é o propósito. O propósito é fazer, através das conversas e palestras, com que alcancemos bons resultados, tiremos as pessoas dessa depressão, para que elas voltem a ter uma vida digna, acreditem em si e possam trilhar um caminho de felicidade, porque elas podem, mas muitas delas não conseguem sozinhas”, disse o parlamentar.