Junior Rostirola, autor do livro 'Café com Deus Pai' - Foto: Divulgação Café com Deus Pai

O livro “Café com Deus Pai” (editora Vélos), escrito pelo pastor evangélico e podcaster Junior Rostirola, se tornou um fenômeno editorial do mercado brasileiro. Segundo números da própria editora, a edição mais recente da obra já vendeu mais de 1,2 milhão de cópias desde seu lançamento, em agosto de 2023.

Com isso, “Café com Deus Pai” ocupa com folga a primeira posição entre os livros mais vendidos no país, segundo ranking da PublishNews, que contabiliza as vendas das principais livrarias e editoras brasileiras. Há também as versões “kids” (para crianças) e “teens” (para adolescentes) da publicação.

Por que ‘Café com Deus Pai’ virou fenômeno de vendas?

O sucesso do livro pode ser atribuído a diversos fatores. Um deles é a linguagem simples e direta utilizada pelo autor, que consegue conectar-se mais facilmente com o público.

O livro é dividido em 365 trechos, um para cada dia do ano, e traz ainda um “plano de leitura bíblica”. A proposta é entregar ao leitor “porções diárias de renovação” com mensagens inspiradoras para o dia. Na capa, em vez de símbolos de fé, uma xícara de café.

Além disso, as páginas têm cheiro de café, o que reforça a ideia de tomar a bebida enquanto “conversa” com Deus.

O livro também ganhou popularidade depois que alguns influencers começaram a divulgá-lo em suas redes sociais e recomendá-lo para os seguidores. Um deles foi o criador de conteúdo Felipe Theodoro, que tem mais de quatro milhões de inscritos no Instagram. Com isso, a obra tem conseguido “furar a bolha” de seguidores do próprio pastor e atingir públicos mais variados.

Quem é o autor de ‘Café com Deus Pai’?

Junior Rostirola é pastor evangélico e fundador da igreja Reviver, que tem sede em Itajaí (SC). Ele também é o criador do podcast que leva o mesmo nome de seu livro.

Assim como o livro, a ideia do podcast é de “porções diárias da palavra de Deus”. Cada episódio tem de dois a cinco minutos de duração.

Em entrevista ao TAB, Rostirola disse que sua trajetória começou a partir de uma tragédia familiar: seu pai era alcoólatra e batia na esposa. O pastor afirmou ter sofrido de depressão na adolescência. Após frequentar uma igreja evangélica, ele diz ter se curado.

A partir daí decidiu estudar teologia na FEC (Faculdade Evangélica Catarinense). Em 2010, fundou a igreja Reviver junto com a esposa Michelle, que também é pastora.

Segundo a entrevista de Rostirola, a igreja começou com oito pessoas na garagem da sogra. Hoje, são aproximadamente 7.000 membros em Itajaí.

O pastor também tem atuação em projetos sociais. É fundador da Associação Escolhi Amar, que ajuda crianças e adolescentes, e diretor do Centro de Recuperação Feminino Conviver, ligado à igreja Reviver e cuja atuação já assistiu mais de 776 mulheres dependentes de substâncias psicoativas ou portadoras do vírus HIV, de acordo com sua assessoria de imprensa.

Críticas por voto em Bolsonaro

O pastor acumula mais de 2.300 postagens em seu Instagram. Quatro delas demonstravam inclinações políticas do autor do “Café com Deus Pai” – todas feitas entre outubro e novembro de 2022, época das eleições.

Em uma dessas, publicada em outubro aquele ano, Rostirola postou uma foto ao lado do até então presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto. A legenda: “Todos deve sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Romanos 13:1.”

Entre os mais de 600 comentários, o pastor recebeu algumas críticas dos seguidores. “Deixando de seguir…pena que encomendei o livro”, disse uma mulher. “Terceiro pastor que deixo de seguir”, escreveu outra seguidora. “Esse cara só do seu lado não é de Deus…Enquanto um familiar meu estava no hospital morrendo ele estava sorrindo e se alegrando com a morte de todos por covid…”, escreveu um homem.

Na época, Rostirola admitiu que votou em Bolsonaro nas últimas eleições, mas disse que não se considera bolsonarista. Ele ainda afirmou que o retrato ao lado do ex-presidente foi feito por ocasião de um encontro de pastores em Brasília. “Tiramos foto, tomamos café juntos, eu ouvi ele falar um pouco da experiência dele como presidente. Foi muito bacana.”.

*Com informações de Uol