O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve passar o Ano Novo no hospital DF Star, em Brasília. A previsão é que ele tenha alta na quinta-feira, dia 1º de janeiro.
Bolsonaro realizou mais um procedimento hoje para tratar a crise de soluços no hospital DF Star, em Brasília. A intervenção foi concluída por volta das 15h, segundo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A equipe médica conversou com a imprensa nesta tarde para atualizar o quadro de saúde do ex-presidente.
O cirurgião Cláudio Birolini disse que é necessário aguardar pelo menos 48 horas para avaliar os resultados. “Está prevista a realização de uma nova endoscopia digestiva alta amanhã ou na quarta-feira. A gente está trabalhando com a hipótese de, se não houver novas intercorrências, que ele fique aqui até o dia primeiro, até quinta-feira.”
Médicos explicaram que pressão do ex-presidente subiu após procedimento de hoje. Segundo o cardiologista Brasil Caiado, foi necessário dobrar a dose do medicamento de pressão para estabilizar o quadro.
Cirurgião de Bolsonaro disse que ele teve 50 interrupções na respiração por hora. Os episódios de apneia no sono foram identificados nesta noite e, segundo Birolini, o ex-presidente deve passar por tratamento para tentar aliviar os sintomas.
O quadro de soluços também contribui para a hipertensão. Segundo o cardiologista, a apneia do sono de Bolsonaro é um dos fatores que tem impactado na pressão alta do ex-presidente e tratamento deve focar em todos os fatores que influenciam a pressão dele.
No entanto, o quadro atual do ex-presidente é estável, segundo os profissionais. A equipe de médicos, porém, segue à disposição 24h caso ocorra alguma intercorrência.
Procedimento de hoje consiste em anestesiar o nervo que controla o diafragma. No sábado, ele passou por uma intervenção de bloqueio do lado direito do nervo frênico. Hoje, o procedimento foi realizado do lado esquerdo. Ele também foi submetido a uma cirurgia para tratar duas hérnias na semana passada.
Quadro de Bolsonaro é extremamente raro, segundo os médicos. “O soluço está tendo um cuidado especial além da cirurgia que foi proposta inicialmente”, afirmou o cardiologista. Caiado explicou que o tratamento foi dividido em três partes, incluindo alimentação, medicação e o procedimento de bloqueio do nervo frênico.
Ex-presidente teve nova crise de soluços na noite de sábado. Segundo boletim médico do hospital DF Star, Bolsonaro teve elevação de pressão arterial e nova crise de soluços, mas o quadro se estabilizou no domingo.
Eleito deputado federal em 2023, após cumprir mandato de quatro anos na Assembleia Legislativa do Amazonas, Saullo Vianna entrou 2025 assumindo o desafio de...