O Boi-Bumbá Garantido revelou ontem (11), o tema que conduzirá suas apresentações no 58º Festival Folclórico de Parintins: “Boi do Povo, Boi do Povão”. Com promessa de um espetáculo vibrante e emocionante, o Boi da Baixa da Xanda mostrará sua tradição e conexão com o povo, ao mesmo tempo em que celebra a rica diversidade da cultura popular amazônica e luta em defesa da vida.
O slogan “O Boi do Povão”, criado na década de 1980 por Paulinho Faria, eterno apresentador do Boi Garantido, representa a essência do bumbá vermelho e branco. Historicamente reconhecido como o Boi da diversidade, o Boi Garantido representa os caboclos, quilombolas, pretos, indígenas e Perrechés — povos humildes e tradicionais da Ilha Tupinambarana, em especial, do Quilombo Afro-Indígena da Baixa do São José.
O Presidente do Bumbá, Fred Góes, reforça o compromisso com as raízes populares e movimentos sociais:
“Em 2025, a herança popular será o coração do Festival de Parintins. O Boi do coração na testa resgatará a essência e a resistência dos povos da Amazônia e do Brasil que nunca tiveram sua verdadeira história contada. Somos o Boi de todas as pessoas, de todas as causas e de todas as minorias, sem exceção. É uma festa do povo e para o povo, então a galera encarnada pode esperar um espetáculo grandioso e emocionante”, afirmou o Presidente.
Com essa temática, o Boi-Bumbá Garantido promete levar à arena do Bumbódromo uma celebração da resistência, da ancestralidade, da força e tradição de seus povos, reafirmando sua posição como o mais querido do povão.
Neste fim de semana, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) cumpre uma extensa agenda oficial no Médio Solimões. Na primeira parada, em Tefé, distante...
Mais de 100 servidores municipais participaram de uma grande operação integrada de limpeza, coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de...