Joe Biden , presidente dos EUA, solicitou uma conversa oficial com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , presidente do Brasil, durante a terça, 30, às 15h30.
Os dois presidentes falarão sobre a questão da reeleição de Nicolás Maduro para presidência da Venezuela, acusada por diversos líderes como fraude eleitoral.
Eleições na Venezuela
Nicolás Maduro oficializou na segunda, 29, que continuará no cargo de presidente da Venezuela. Ele diz que recebeu 51,2% dos votos – mas gerou dúvidas mundiais.
Diversos países reforçaram pedidos das atas da eleição, que Maduro reluta em entregar (Brasil incluso).
No processo pré-eleição, Lula reforçou com Maduro a necessidade de eleições democráticas. Mas o venezuelano deixou claro na última semana que tomaria atitudes radicais caso não ganhasse eleições.
O Brasil, no entanto, não acusou Maduro diretamente. Embora tenha pedido as atas, o fez de maneira mais discreta que vizinhos e outros líderes globais – como o próprio Biden.
Tema cada vez mais debatido mundialmente e que precisa da atenção integral da sociedade, sobretudo do Poder Público, as mudanças climáticas causadas pelos extremos...