Indígena brasileira ganha versão da Barbie em aniversário de 65 anos da boneca - Foto: Danny Guimarães

Depois de ganhar todos os holofotes em 2023, com o live-action estrelado por Margot Robbie, a Barbie agora tem mais um motivo para comemorar. Neste sábado (9), a boneca mais famosa do mundo completa 65 anos e faz uma homenagem a oito mulheres inspiradoras, entre elas, uma brasileira: Maira Gomez, de 25 anos, indígena da tribo Tatuyo.

A criadora de conteúdo foi escolhida para o seleto grupo do projeto Mulheres Inspiradoras (Role Models , em inglês), sendo presenteada com uma boneca única inspirada nela mesma. Conhecida nas redes sociais como “cunhã-poranga”, que significa “moça bonita”, Maira acumula mais de 486 mil seguidores no Instagram e 6,6 milhões no TikTok, compartilhando sua rotina e dividindo os costumes e crenças de sua tribo.

Além de Maira, também foram homenageadas: a diretora, produtora e roteirista mexicana Lila Avilés ; a atriz, ativista e filantropa americana Viola Davis ; a atriz britânica Helen Mirren ; a cantora e compositora canadense Shania Twain ; a cantora, compositora e atriz australiana Kylie Minogue ; a modelo japonesa Nicole Fujita ; e a comediante e ativista alemã Enissa Amani .

Para Maira Gomez, “ser reconhecida como uma mulher inspiradora é uma oportunidade incrível e um lembrete de que podemos conquistar tudo que queremos e podemos ser”, diz ela.

A influenciadora é a quinta homenageada brasileira pela iniciativa Role Models, mas a primeira indígena do país. O projeto já celebrou as trajetórias e conquistas da surfista Maya Gabeira, da biomédica Jaqueline Goes (que liderou o sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19), da professora Doani Emanuela Bertan e da cantora IZA.

*Com informações de IG