Bap, presidente do Flamengo - Foto: Paula Reis / Flamengo
O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, concedeu uma entrevista ao jornal esportivo As, da Espanha. Na reportagem publicada, nesta quinta-feira (12), ele pregou cautela com as contas do clube, mas reafirmou desejo por hegemonia no continente americano: “O Flamengo quer ser o Real Madrid da América”, disse.
“O Flamengo observa o que fazem Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Bayern de Munique, Manchester City, PSG… O Flamengo pensa grande.”, completou o presidente.
Bap comentou sobre o momento financeiro do futebol brasileiros e sobre as SAFs (Sociedades Anônioma do Futebol). O mandatário rubro-negro pregou responsabilidade dos rivais e cautela com as contas do Flamengo.
“Os clubes devem ser profissionais para que o futebol brasileiro esteja à altura dos 5 Mundiais que conquistamos. O Flamengo está hoje no Brasil por acaso. Porque o Flamengo é uma ilha no Brasil. Nosso sucesso não é porque o Flamengo seja maior. É porque o Flamengo está melhor gerido. Quando escuto outros clubes dizerem: ‘Mas se implementarmos o Fair Play Financeiro no Brasil, não ganharemos nada’, eu respondo: ‘Se eu também deixar de pagar minhas obrigações, ganharei tudo no Brasil e no continente!’. Imagine: se eu pegar o dinheiro que pago em impostos, transferências, salários, comissões e não pagar, o que vou fazer com esse dinheiro? Trarei Lucas Paquetá, Vini Jr, Messi. Não pago nada a ninguém, monto um time sensacional e ganho tudo. É um absurdo.”
“É razoável que o Flamengo pague suas obrigações e dispute com outros clubes que não pagam e não sofrem sanções? Não, não é. Se o Flamengo decidir não pagar a ninguém, não serei eu quem sofrerá. Ficarei aqui até 2027. Se não pagar nada este ano, ganharei tudo em 2026 e 2027 e deixarei a batata quente para o próximo presidente. O que digo aos outros clubes é: ‘O requisito prévio é que sejam corretos, que sejam honestos, que cumpram todas as suas obrigações’.
Repercussão sobre compra de Paquetá
A contratação de Lucas Paquetá, que estava no West Ham, da Inglaterra, gerou enorme repercussão na imprensa europeia. Bap revelou detalhes da negociação e respondeu sobre a real capacidade do Flamengo em competir no mercado internacional.
“Posso contratar mais de um Paquetá? Sim, posso. Vou fazer? Não, porque não estou seguro de que com um Paquetá não posso ganhar tudo. Não tem sentido contratar 3 Paquetá. Se trago 3 Paquetás e ganho tudo, nunca saberei se teria ganhado tudo com um ou dois. Isso é um processo. Nunca vai investir tudo em um negócio, porque se algo sai mal, você se arruina”
O deputado federal Saullo Vianna participou, nesta quinta-feira, 12/2, da abertura do Ano Letivo 2026 da rede pública de ensino de Parintins que reuniu,...