
Em 2025, o Governo do Amazonas intensificou o fortalecimento da segurança pública com investimentos estratégicos em tecnologia, modernização de equipamentos e reforço do efetivo. As ações, coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), resultaram em quedas históricas nos índices de homicídios e feminicídios, além da redução dos crimes contra o patrimônio e de um recorde na apreensão de entorpecentes no estado. Os dados foram apresentados, nesta sexta-feira(09/01), pela SSP-AM.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, destacou que as ações do programa Amazonas Mais Seguro foram fundamentais para ampliar o efetivo, qualificar os profissionais e garantir maior presença da polícia.
“Esses números refletem um grande investimento que foi feito pelo governo do estado, quando o governador Wilson Lima destacou o programa Amazonas Seguro, onde previu realização de concurso público. Então, nós termos profissionais capacitados gerou resultado prático para a população. Eu não tenho dúvidas que a população está sentindo tranquilidade no dia a dia, vendo viaturas, policiais nas ruas, delegacias”, enfatizou o secretário.
Durante o ano passado, em todos os meses foram registradas reduções do número de homicídios, o que representou queda de 33% em todo o estado, com 350 registros a menos deste tipo de crime.
A redução fez com que o estado atingisse a menor taxa de homicídios dos últimos 19 anos (16,38 para cada 100 mil habitantes). Já a capital Manaus apresentou a menor taxa em relação aos últimos 25 anos (16,10 para cada 100 mil habitantes).
Já os crimes de feminicídio apresentaram redução de 31% em todo o estado e 47% em Manaus. Os casos de latrocínio recuaram no Amazonas 23%, o que evidencia o impacto das ações integradas das Forças de Segurança, que desde 2019 passaram a contar com novos investimentos de novos armamentos, novas viaturas, tecnologia de ponta como a do Paredão com leitura de placas e faces.
O delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Amazonas, Guilherme Torres, enfatizou o avanço das ações da instituição, resultado da atuação conjunta das forças de segurança, do investimento em tecnologia e efetivo. “Foram mais de 12 mil medidas de proteção a mulheres em situação de vulnerabilidade, tanto na capital quanto no interior. A gente tem apostado em um trabalho conjunto com a Polícia Militar, fizemos recordes de cumprimentos de mandados de prisão e a gente não poderia conseguir isso sem a tecnologia e o pessoal” destacou o delegado.
No Amazonas os crimes contra o patrimônio, também, tiveram reduções históricas. A maior queda de ocorrências foi alcançada nos roubos a coletivos. Em 2024 o estado contabilizou 892 casos. Em 2025, esse quantitativo caiu para 353, o que representa uma queda de 60%. Já os roubos às rotas a queda foi de 98,4%.













