Foto: Herick Pereira

O mandato parlamentar e a gestão do deputado estadual Roberto Cidade (UB), à frente da presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), vêm sendo marcados por um período de entregas concretas, fortalecimento institucional e ampliação das políticas sociais do Parlamento estadual.

Um dos marcos mais relevantes e significativos deste ano foi a entrega do Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade, espaço voltado ao acolhimento e atendimento de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, com atenção especial ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Este centro representa atenção às pessoas, respeito às famílias e o compromisso permanente com a responsabilidade social. Trata-se de uma iniciativa concreta que reforça o papel da Assembleia Legislativa na promoção do bem-estar da população”, afirmou o deputado-presidente.

Procuradoria da Mulher

Também é compromisso do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, a defesa da mulher. Foi sob sua presidência que a Procuradoria Especial da Mulher saiu do papel e passou a funcionar de forma efetiva, tornando-se um instrumento fundamental de proteção, acolhimento e garantia de direitos.

Considerada um dos mais importantes mecanismos de proteção às mulheres no Estado, a Procuradoria Especial da Mulher da Aleam completa dois anos de atuação com resultados expressivos. Ao longo desse período, 4.816 mulheres tiveram suas vidas transformadas por meio do atendimento e acompanhamento oferecidos, sendo 1.716 somente em 2025.

“Com a Procuradoria da Mulher, a Assembleia Legislativa passou a ocupar um papel central na rede de proteção às mulheres do nosso Estado. É a Aleam contribuindo para garantir novas perspectivas e uma vida mais digna às mulheres vítimas de violência”, afirmou Cidade.

Aleam Educa

Outra iniciativa do deputado-presidente é o programa Aleam Educa. Idealizado e implantado durante sua gestão, o programa visa apoiar jovens da rede pública estadual que sonham em ingressar no ensino superior.

Por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, o Aleam Educa atendeu, em 2025, mais de 1,5 mil estudantes do ensino médio da rede pública, todos inscritos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Foto: Rodrigo Brelaz

“O Aleam Educa cumpre plenamente sua missão de ser um instrumento de incentivo e apoio à juventude amazonense. Ampliar o acesso à educação e auxiliar na construção de oportunidades é um dos objetivos da nossa gestão. O Aleam Educa será ampliado em 2026, com a expansão das atividades para os municípios da Região Metropolitana, com o propósito de beneficiar ainda mais jovens e democratizar o acesso à educação de qualidade”, afirmou.

Agenda verde

Outra responsabilidade assumida pelo parlamentar está relacionada à sustentabilidade. Ele é autor da Lei nº 5.414/2021, que instituiu a Semana Lixo Zero no calendário oficial do Amazonas, com foco na educação ambiental, na redução, reutilização e reciclagem de resíduos, além da destinação correta de materiais como plásticos, eletrônicos e óleos vegetais.

Em complemento a essa política, Cidade também implantou o Programa Lixo Zero na Aleam, transformando a gestão sustentável de resíduos em prática institucional.

A iniciativa promove o consumo consciente, a adoção de rotinas administrativas mais sustentáveis, a coleta seletiva e a produção de materiais educativos sobre economia circular, além de parcerias que possibilitam o reaproveitamento de resíduos, como a confecção de ecobags a partir de banners e materiais descartados.

“Com essas ações, fortalecemos o papel do Parlamento na preservação da biodiversidade, além de incentivarmos servidores, estudantes e toda a sociedade a adotarem hábitos mais sustentáveis, capazes de reduzir o impacto ambiental e inspirar outras instituições em todo o Estado”, afirmou o presidente.

Recursos para a saúde

Sob o comando de Roberto Cidade, também foram aprovados, este ano, projetos importantes que vão impactar positivamente a vida dos amazonenses. É o caso do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento permanente (FIT) para a saúde do interior do Estado.

A medida garante, de forma legal e obrigatória, a destinação contínua de recursos do FTI aos 61 municípios do interior.

Aprovada pela Aleam em dezembro de 2025, a iniciativa autoriza o repasse de R$ 160 milhões do FTI diretamente aos municípios, assegurando previsibilidade orçamentária e autonomia para que as prefeituras invistam na manutenção de hospitais, aquisição de equipamentos, ampliação de serviços e qualificação das equipes de saúde.

“Esse é um legado da nossa Legislatura que vai melhorar de forma concreta a assistência à população do interior, reduzir a sobrecarga do sistema de saúde de Manaus e permitir que os cidadãos sejam atendidos em seus próprios municípios, com mais dignidade e qualidade”, destacou Cidade.