De acordo com o parlamentar, o objetivo do projeto é promover ações preventivas e educativas para combater a obesidade - Foto: Elissa Nunes
Um Projeto de Lei que institui o programa “Manaus Saudável: Prevenção à Obesidade”, de autoria do vereador Dr. Daniel Vasconcelos (Republicanos), avançou no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Após deliberação dos vereadores na última quarta-feira (05/06), o PL tomou o n.º 086/2024 e seguiu para análise da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
O objetivo do projeto é promover ações preventivas e educativas para combater a obesidade.
“Esse é um dos maiores problemas de saúde do mundo. É o que diz a Organização Mundial de Saúde e, infelizmente, no Brasil e principalmente em nossa cidade, os índices são elevados. Manaus é a capital com maior percentual de obesos do país. Precisamos mudar essa realidade. É o grande propósito desse projeto”, pontuou Dr. Daniel.
Segundo o vereador, o programa compreende diversas ações, entre elas, atividades educativas nas escolas, criação de espaços públicos para atividades físicas, campanhas publicitárias, parcerias com entidades privadas e o incentivo à produção de alimentos saudáveis.
Obesidade
Em 2022, o Ministério da Saúde divulgou que 9% da população tinha Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior que 30 kg/cm², o que configura obesidade. Em 2023 esse número subiu para 17,1%. Atualmente, mais da metade da população brasileira (56,8%) está com excesso de peso, uma soma de pessoas com sobrepeso e obesidade.
De acordo com dados publicados do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) em 2022, Manaus é a primeira capital do Brasil com maior índice de pessoas obesas, com 24,9% de sua população. Cuiabá é a 2ª capital, em seguida o Rio de Janeiro. Os dados são referentes ao ano de 2020.
Um motociclista italiano de 48 anos morreu após ser atacado por uma ursa na estrada Transfăgărășan, região dos Cárpatos, na Romênia.
Ele viajava com um...