
Uma paixão avassaladora por dar vida a diferentes personagens. É assim que a atriz amazonense Aurora Laan, de 13 anos, descreve a sua relação com a atuação. Com uma trajetória que já acumula participações em grandes espetáculos e projetos no audiovisual, a jovem artista vem se destacando no cenário local e agora assume o papel principal na série juvenil “Engajados: Minha Missão é Salvar”, prevista para estrear em outubro no streaming Feliz7Play.
A nova produção, gravada em Manaus, coloca Aurora na pele de Nikky, uma adolescente do interior do Estado que se muda para a capital após ser “cancelada” nas redes sociais. A personagem é forçada a confrontar as consequências de seus atos e a encontrar um novo propósito no Clube de Desbravadores, que é uma iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, voltada para adolescentes e que tem como objetivo oferecer atividades e projetos que auxiliem no desenvolvimento físico, mental e espiritual. O tema, que espelha as complexidades do mundo digital, foi um dos principais atrativos para a atriz.
“Esse tipo de assunto é bem delicado, mas bem importante”, afirma Aurora. “É para mostrar os cuidados e as consequências da internet, principalmente na adolescência”. Para aprofundar-se em sua personagem, a atriz buscou inspirações em influenciadoras adolescentes e desenvolveu um método próprio de imersão, desenhando e anotando detalhes como a rotina, os gostos e os conflitos de Nikky.
A disciplina de Aurora não é novidade em sua carreira. Diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ela considera que tem uma forma única de se relacionar com o mundo e que isso contribui para sua abordagem artística.
Em 2020, ela conquistou o 3º lugar no Festival Infantil de Monólogos (Festim), promovido pela Casa de Artes Trilhares. O reconhecimento veio após uma série de oficinas intensivas de voz, interpretação e escrita criativa, que contribuíram para a sua formação. No ano anterior, a jovem integrou a delegação do Amazonas no Encontro Nacional de Novos Talentos, em Brasília, uma experiência que ela descreve como fundamental para a troca de vivências com outros jovens artistas do país.
Versatilidade no palco e nas telas
Sua versatilidade se manifesta tanto nos palcos quanto nas telas. No teatro, Aurora brilhou no elenco infantil de “Escola do Rock – O Musical”, uma montagem original licenciada pela Broadway apresentada no Teatro Amazonas. Ela também emocionou o público no papel da protagonista Ana em “Um Presente para o Natal” e demonstrou domínio cênico em “As Aventuras de Matilda”, inspirado na obra de Roald Dahl.
Para a atriz, a transição entre o teatro e o audiovisual é fluida. “Eu amo os dois, as únicas diferenças são a forma de produção e atuação”, explica. A experiência nas telas, no entanto, já lhe rendeu um papel de destaque no curta-documentário “Garotas Espertas”. No filme, ela interpretou a cientista Margaret Hamilton, responsável por desenvolver o código de navegação das missões Apollo da NASA.
A atuação de Aurora como Margaret chamou a atenção pela expressividade e a forma como ela trouxe a história da cientista à vida para o público infantojuvenil. O papel reforçou seu talento para interpretar personagens que não apenas entretêm, mas também inspiram.













