Integrantes da associação suíça Mulheres Idosas para a Proteção do Clima (Foto: Divulgação)

Gerações mais velhas temem que conquistas da sua juventude, como a luta pelos direitos civis, estejam em risco

Não são apenas os adolescentes do estado norte-americano de Montana que estão processando o governo porque teria violado o direito constitucional dos cidadãos a um ambiente limpo e saudável. Uma associação suíça chamada Mulheres Idosas para a Proteção do Clima (Senior Women for Climate Protection) tomou atitude semelhante, entrando com um processo no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. O grupo reúne mais de 2 mil participantes, todas acima dos 60 anos, e acusa os governantes de ferir um direito humano básico quando se omite em relação às mudanças climáticas.

A jovem Greta Thunberg, o rosto mais conhecido do ativismo ambiental, está em boa companhia. Na Finlândia, Anu Harkki é uma das lideranças da organização Aktivistimummot, que equivale a “vovós ativistas”. Antes de se aposentar, ela já trabalhava no setor do meio ambiente e agora é embaixadora no Pacto Climático Europeu (EU Climate Pact).

Nos Estados Unidos, o grupo Terceiro Ato (Th!rd Act) descreve sua militância da seguinte maneira: “estamos construindo uma comunidade de americanos experientes acima dos 60 determinados a mudar o mundo para melhor”.

Além da causa ambiental, a entidade também atua para fortalecer a democracia. Para seus membros, essa foi uma geração que assistiu a grandes transformações positivas em sua juventude, como a luta pelos direitos civis, e que agora teme que tais conquistas estejam em risco.

Akaya Windwood, uma das lideranças do Terceiro Ato, explica as origens e princípios do movimento:

1. Seja gentil (o que não quer dizer “bonzinho”) para fazer mudanças sem agressividade ou amargura.
2. Seja inclusivo, a soma de nossas diferenças nos fortalece.
3. Dê força aos outros. Já passamos da fase do ego e da ambição.
4. Seja humilde para que consigamos superar conflitos.
5. Cuide-se. Sabemos que não temos tempo a perder.
6. Apoie os jovens!
7. Seja generoso, mas sem se prejudicar.
8. Seja responsável. Somos todos capazes, mas trabalhamos em equipe.
9. Seja criativo.
10. Estamos juntos nessa!

Com informações do G1