Os espetáculos “Da Silva”, “Cabaré Chinelo” e “Ouve” são os destaques na programação de setembro do Ateliê 23. Os ingressos antecipados estão disponíveis por meio do Instagram (@atelie23) ou no site atelie23.com.
A agenda de apresentações da companhia amazonense tem a montagem “Da Silva”, em curta temporada no Teatro Gebes Medeiros (Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro). As sessões acontecem às 20h desta quarta-feira (4).
Na quinta-feira (5), às 19h, tem “Cabaré Chinelo”, no Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, no Centro), com acesso gratuito. A peça compõe a programação do Festival Sou Manaus Passo a Paço 2024 e não precisa de cadastramento para retirada de ingressos.
Já nos dias 10 e 11 de setembro, às 20h, o Ateliê 23 volta ao Teatro Gebes Medeiros para mais duas apresentações do “Cabaré Chinelo”.
No dia 22 deste mês, às 19h, tem nova edição do projeto “Ouve”, com a trilha sonora dos espetáculos da companhia dirigida por Eric Lima e Taciano Soares.
“Setembro é um aquecimento para uma reviravolta que o Ateliê vai viver, começamos a nos despedir dos espetáculos do nosso repertório para começar a falar de ‘Sebastião’, que é a nossa nova obra, com estreia em novembro”, afirma Taciano Soares, diretor do Ateliê 23.
’Da Silva’
A obra passeia por três linguagens, dança, teatro e música em números individuais para falar de superação. No palco, os intérpretes atuam como uma representação da sociedade atual.
Com direção, coreografia e figurino de Eric Lima, o espetáculo de 2016 foi remontado este ano com Andira Angeli, Guilherme Bonates, Lore Cavalcanti e Taciano Soares no elenco. A iluminação é de Paulo Martins, cenotécnica e costura de Andira Angeli e Lore Cavalcanti. O cenário tem assinatura de Taciano Soares, que atua ainda como coordenador de produção.
Em 2024, o projeto contemplado no Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança – 2022 circulou com apresentações gratuitas em Itacoatiara, Manacapuru e Manaus, no Amazonas; Recife e Caruaru, em Pernambuco; Belo Horizonte e Ouro Preto em Minas Gerais.
’Cabaré Chinelo’
O espetáculo conta sobre o outro lado da Belle Époque no Amazonas e narra a trajetória de mulheres prostituídas no período entre 1900 e 1920. No elenco estão Vivian Oliveira, Sarah Margarido, Andira Angeli, Julia Kahane, Thayná Liartes, Emily Danali, Fernanda Seixas, Daphne Pompeu, Daniely Peinado, Ana Oliveira, Bruna Pollari, Allícia Castro, Vanja Poty, Taciano Soares e Eric Lima, além dos músicos Yago Reis, Guilherme Bonates, Stivisson Menezes e Viktor Judah.
Inspirada na pesquisa de Narciso Freitas, a peça é considerada um fenômeno pela crítica e pela tradição de ingressos esgotados desde a estreia, em diversas cidades do Brasil. Em temporada há dois anos, o “Cabaré Chinelo” lotou teatros em Manaus, São Paulo, Curitiba e Fortaleza.
A montagem do Ateliê 23 participou do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, do 32º Festival de Curitiba e do 17º Festival de Teatro da Amazônia. Neste último, conquistou três prêmios: “Melhor Espetáculo”, “Direção” e “Melhor Figurino”. A peça foi indicada nas categorias “Melhor Atriz”, com Vivian Oliveira, “Melhor Ator” e “Trilha Sonora”, com Eric Lima.
Em 2023, o Ateliê 23 foi indicado ao 34° Prêmio Shell de Teatro, com o “Cabaré Chinelo”, na categoria “Energia que Vem da Gente”. O coletivo também venceu duas categorias do 22º Prêmio Cenym de Teatro Nacional, da Academia de Artes no Teatro do Brasil, “Melhor Companhia” e “Melhor Figurino”. A peça foi indicada ainda como “Melhor Elenco”.
’Ouve’
O projeto foi criado para celebrar as trilhas sonoras dos espetáculos do Ateliê 23 e ganhou edições especiais, entre elas, uma apresentação temática dedicada ao “Natal”.
No repertório do próximo show estão confirmadas músicas de obras como “Da Silva”, “Ensaio de Despedida”, “Helena” e “Cabaré Chinelo”.
Com informações da assessoria