Guto Pellúcio, do Grupo Sapiens foi um dos premiados (Foto: Assessoria)

Empresários e lideranças que vêm transformando o cenário econômico e cultural da Amazônia ganharam destaque na última semana em Manaus com a conquista da 13ª Medalha Grandes Amazônidas, em evento de reconhecimento que reuniu nomes de peso do setor produtivo e da sociedade civil. A iniciativa, promovida pela Associação PanAmazônia, integra as comemorações pelos 15 anos da entidade e reforça o papel estratégico do empresariado no fortalecimento da competitividade regional.

Mais do que uma solenidade, o encontro buscou valorizar trajetórias que simbolizam a diversidade da economia amazônica. Criada em 2010, a comenda já homenageou mais de cem personalidades e instituições que contribuíram de forma concreta para a prosperidade da região. Este ano, a edição especial levou o nome de Clarice Pazuello Benzecry (in memoriam), empresária e educadora lembrada por sua dedicação à educação, à cultura e ao empreendedorismo no Amazonas e no Acre. A homenagem foi recebida por seu filho, Maurício Benzecry, em um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, realizada no centro de eventos do hotel Ramada.

Entre os homenageados de 2025, chamou atenção a diversidade de setores representados. No campo da saúde, o médico Cristiano Paiva foi reconhecido pelo avanço no tratamento da saúde masculina no estado. Em discurso emocionado, ele destacou a importância de ampliar a oferta de serviços especializados em toda a região, reforçando que a saúde do homem ainda é um tema cercado de tabus, mas que precisa ser discutido e tratado com seriedade, porque impacta diretamente as famílias.

Na área cultural, a pesquisadora Anne Benchimol, única mulher da lista, recebeu aplausos demorados ao falar sobre seu estudo da imigração judaica para a Amazônia. “Meu estudo é um mergulho na essência da dignidade humana. Ele nos recorda que a jornada de cada imigrante é, acima de tudo, uma busca pela liberdade e pelo livre arbítrio.” Ela ressaltou que pesquisas desse tipo ajudam a manter viva a memória de comunidades que tiveram papel fundamental na formação cultural e econômica da região.

Empreendendo e crescendo

O bloco de empreendedorismo e inovação reuniu nomes como Alexandre Lages, da Logic Pró Tecnologia; Guto Pellúcio, do Grupo Sapiens; Humberto Carrilho, da Equador Energia; Lio Ferreira, da Tintas Alteza; Ricardo Pinheiro, ligado ao setor de shopping centers e Natanael Yael, da SASI Comunicação Ágil; que vêm impulsionando negócios, formando talentos e expandindo mercados. Cada um, à sua maneira, representa uma frente de expansão dos negócios amazônicos.

O engenheiro Alexandre Lages destacou a importância de empreender com tecnologia na região: “Como cofundador da Logic Pró, junto com meu sócio, temos muito orgulho de levar conectividade através de fibra ótica e tecnologia de ponta para nosso estado e vizinhos do Norte. Somos a tecnologia da floresta”, disse, reforçando o papel estratégico da inovação para vencer os desafios logísticos da Amazônia.

Já o empresário Humberto Carrilho, da Equador Energia, se emocionou ao ver a participação da família em um vídeo exibido durante a cerimônia e lembrou sua trajetória no estado: “Nossa origem é pernambucana, mas aqui no Amazonas encontramos acolhimento. Hoje, somos uma grande família, com mais de 350 colaboradores. As dificuldades logísticas da Amazônia se transformaram em oportunidades para inovar.”

Outro destaque foi a homenagem simbólica à Starlink, empresa do grupo SpaceX, pela contribuição ao acesso à internet em áreas remotas. A presidente e diretora operacional da companhia, Gwynne Shotwell, enviou um vídeo exclusivo ressaltando o quanto é especial o reconhecimento ao impacto da conectividade via satélite para comunidades e empresas amazônicas.

Para o diretor executivo da PanAmazônia, Belisário Arce, a diversidade de setores contemplados é uma prova da vitalidade econômica da região: “Cada homenageado é a prova de que a Amazônia pode se desenvolver de forma competitiva e integrada. Nosso papel é reconhecer e valorizar essas trajetórias, porque elas inspiram novas iniciativas e reforçam o protagonismo regional”, disse.

Com informações da assessoria