Arrascaeta faz 2, Flamengo vence e avança no Intercontinental - Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Com sustos, o Flamengo derrotou o Cruz Azul, do México, por 2 a 1 na tarde desta quarta-feira (10), em partida válida pelo Dérbi das Américas, quartas de final da edição de 2025 da Copa Intercontinental.

Com a vitória, o Rubro-Negro vai enfrentar o Pyramids, do Egito, na Copa Challenger, semifinal do torneio internacional. Assim como o triunfo de hoje, o duelo que decidirá o segundo finalista da competição acontecerá no Estádio Ahmed bin Ali, em Al-Rayyan, no Catar.

Para chegar à semi, o representante africano derrotou o Al-Ahli, bilionário saudita, por 3 a 1. Os gols da vitória foram marcados pelo congolês Fiston Mayele, que fez um hat-trick.

O Flamengo começou bem sua jornada na Copa Intercontinental, pressionando a saída de bola do Cruz Azul. Nesta estratégia, aos 14 minutos da primeira etapa, Giorgian de Arrascaeta interceptou uma ousada tentativa de inversão de jogo de Piovi na área, driblou o goleiro Gudiño e abriu o placar para os brasileiros.

No entanto, o time comandado pelo jovem treinador Filipe Luís esfriou na partida, com uma atuação muito menos intensa do que o esperado. Isso resultou no empate mexicano. Aos 43 minutos da metade inicial, logo após um gol anulado, o lateral Jorge Sánchez aproveitou a sobra na entrada da área e acertou um petardo no ângulo da meta defendida por Rossi.

O Rubro-Negro melhorou no duelo na segunda etapa, e, aos 26 minutos, voltou a estar na frente. Arrascaeta recebeu belo passe de Carrascal e tentou uma bola ousada para Bruno Henrique. A tentativa foi interceptada, mas, no próprio rebote, o uruguaio marcou seu segundo no confronto, mesmo sem ângulo.

Classificado, o Flamengo muda o seu foco para a semifinal da Copa Intercontinental, contra o Pyramids, do Egito. O duelo entre sul-americanos e africanos acontecerá no sábado (13), às 14h (horário de Brasília).

Quem vencer a Copa Challenger e avançar à final do torneio enfrentará o PSG, atual campeão da Liga dos Campeões da Europa. A equipe francesa se classificou para a decisão internacional em maio deste ano, ao atropelar a Inter de Milão em Munique, na Alemanha.

*Com informações de IG