Arara mobiliza resgate, xinga socorristas e volta para casa ao ser atraída por maço de cigarros - Foto: Reprodução

Uma arara provocou um verdadeiro alvoroço após fugir de casa e voar para o topo de uma árvore na periferia de Gotemburgo, na Suíça. Segundo testemunhas, a ave gritava palavrões para os bombeiros e só voltou para casa após a equipe lhe oferece um maço de cigarros.

A arara de estimação, batizada de Apollo, ficou no galho mais alto de uma árvora, a aproximadamente sete metros de altura. Foi então que o tutor Wassim Gerges contatou os bombeiros da região.

Gerges alertou que a ave tem medo do escuro e que, portanto, não estava disposta a se mover da árvore. A equipe, comandada pelo socorrista Denny Mausch, passou a organizar a operação de resgate.

Enquanto um dos bombeiros começou a escalar a árvore, a arara passou a gritar palavrões contra a equipe: “Ouvi dos meus colegas que ele gritava ‘fod*-se'”, disse Mausch ao Göteborgs Posten.

Até então frustrada, a operação de resgate teve uma reviravolta quando um dos bombeiros, sob sugestão do tutor, ofereceu um maço de cigarros para Apollo que, após seis horas, voltou para casa.

Gerges brincou que a ave não estava feliz e acabou bicado após recuperá-la. Ele garantiu, também, que Apollo não é fumante: “Ele gosta de mastigar maços de cigarro, então geralmente faz isso depois que limpamos os resíduos de tabaco dos maços”.

*Com informações de Terra