Foto: Reprodução

Cerca de 15 minutos haviam se passado desde que o árbitro da luta principal do Spaten Fight Night ergueu as mãos de Anderson Silva e Chael Sonnen. Após deixar o ringue e retornar ao seu vestiário, tirar as luvas e colocar uma camisa, o ‘Spider’ saiu de seu camarim e se dirigiu ao vestiário do outro lado do corredor, onde estava o grande rival de sua carreira, agora considerado um amigo.

Os dois imediatamente se abraçaram. Sonnen comentou sobre como o brasileiro era muito engenhoso no boxe e confessou que pisou no pé do adversário como uma piada – Anderson disse que tentou rir, mas o árbitro interrompeu o momento.

Em seguida, a lenda brasileira se dirigiu a Thero, de oito anos, filho mais velho de Chael. E ao fazer elogios grandiosos ao pai do menino, lacrimejou os olhos do lutador americano.

“Deixe-me te dizer uma coisa: você tem um grande herói no seu pai. De verdade. Tudo o que eu tenho é por causa do seu pai. Você tem um pai incrível, e obrigado a você, porque você é a nova geração. Talvez um dia eu esteja velhinho e diga, “Sabe esse garoto? Eu o conheço!” – disse o ‘Spider’, que ainda prometeu a Pria, filha mais nova de Sonnen, que seria seu “guarda-costas particular”.

Antes de fazer o ex-rival chorar, foi o próprio Anderson quem ficou com os olhos lacrimejando. Assim que terminou de cumprimentar todos que estavam no seu vestiário e sentou para tirar as sapatilhas, o ídolo nacional se emocionou. Era a catarse após cumprir a missão – não só a de entregar um evento planejado há meses, mas de fechar um ciclo de mais de 40 anos dedicados às artes marciais, durante o qual deixou uma marca indelével no esporte brasileiro e mundial.

Tensão minutos antes da luta

O coevento principal da noite se encerrou por volta de 0h12 (horário de Brasília). Pela programação, Anderson Silva deveria deixar seu vestiário e iniciar a caminhada rumo ao ringue à 0h25. Contudo, um burburinho ao redor do camarim indicava que este horário não seria mantido. O protagonista da noite teria demorado a fazer a bandagem das mãos e precisaria de mais tempo.

Após uma breve negociação entre promotores, equipe de transmissão e o estafe de Anderson, ficou acertado que ele deixaria o vestiário à 0h30. Quando deu este horário, porém, ‘Spider’ seguia no camarim, e ainda recebeu visitas do ator Rodrigo Santoro e do velho amigo Rodrigo Minotauro.

Quando parecia que tudo estava pronto, a organização ainda teve um último obstáculo: localizar Cauã Reymond, que deveria estar no palco junto a Kyra Gracie para anunciar a entrada de Chael Sonnen. O ator rapidamente foi encontrado, subiu ao seu posto e Sonnen começou sua caminhada à 0h35. Três minutos depois, surgia Anderson Silva de seu camarim, usando um colete com capuz verde e amarelo.

Torcida mais barulhenta foi para Sonnen

Com exceção de um breve canto de “Uh Vai Morrer” ainda na introdução dos atletas, o público presente ao local acompanhou o combate praticamente calado. A voz que se fazia ouvir com maior volume, acredite, era em apoio a Chael Sonnen. Tratava-se de Brittany, sua esposa. Sentada junto ao parapeito no mezanino, ela gritava “Come on, Chael!” e “Protect Yourself”, entre outras coisas. O filho mais velho do casal, Thero, também cantava instruções para o pai.

Com informações do Combate