A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estuda de que forma bloquear o X, que voltou a funcionar no Brasil apesar da ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
O órgão regulador detectou que o X mudou o endereço de tráfego para um servidor do Cloudfare (primeira nuvem de conectividade do mundo), com isso conseguiu furar o bloqueio no Brasil. A empresa informa que a “nuvem de conectividade da Cloudflare ajuda você a recuperar o controle, melhorar a visibilidade e a segurança e consolidar fornecedores para reduzir custos”.
Segundo um dirigente da Anatel ouvido pela coluna, a agência estuda como fazer o bloqueio nesse caso e os efeitos que isso pode ter. Quem baixou o aplicativo do X consegue ter acesso à rede social.
O X foi bloqueado em 30 de agosto por determinação do ministro do Supremo por não ter representante no Brasil, como determina a legislação. O empresário Elon Musk fechou o escritório da empresa no país alegando que seus empregados estavam sob ameaça de prisão por Moraes.
O X se recusou também a cumprir determinações do Supremo brasileiro para retirar perfis golpistas do ar e aplicou multa milionário ao X por essa razão. Diante da recusa do X em pagar as multas, Moraes bloqueou as contas da Starlink, do mesmo empresário, até que o valor seja quitado, numa decisão inédita no país por punir uma empresa por dívida de outra.
Considerado um dos maiores apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o pastor Silas Malafaia afirmou estar decepcionado com a falta de posicionamento de Bolsonaro...