Primeiro deputado a tornar público o diagnóstico de autismo, quer desburocratizar o acesso das pessoas com deficiência em território nacional - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Denúncia foi feita após divulgação de vídeo em que servidora da Semcom entrega pacote com dinheiro em espécie a motorista de dono de blog de Manaus

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) protocolou uma notícia-crime no Ministério Público do Estado do Amazonas, nessa quinta-feira (14/03), para denunciar a Secretaria Municipal de Comunicação de Manaus, e consequentemente a Prefeitura do município, por corrupção e outros crimes.

O fato ocorreu após a divulgação, pelo site Metrópoles, de um vídeo onde um homem, identificado como motorista do proprietário de um blog de Manaus, é flagrado recebendo um pacote de dinheiro em espécie dentro das instalações da Semcom.

No documento, o parlamentar expõe a ilegalidade desse tipo de pagamento a blogs e portais de notícias, por serem feitos com dinheiro em espécie, indicando a falta de transparência, e questiona sobre a possível recorrência disso.

“A falta de registro formal dessas transações pode indicar favorecimento, enquanto a utilização de recursos não contabilizados evidencia a intenção de dissimular a origem ilícita deles, o que configura fraude contra a administração pública, resultando em enriquecimento ilícito por parte dos envolvidos e infringindo diversas normas administrativas relacionadas à transparência e prestação de contas”, descreve.

Além disso, o parlamentar chama atenção para o fato de que o vídeo, em anexo no documento, mostra uma servidora do órgão questionando apenas de qual portal o motorista é antes de fazer a entrega do pacote, o que sugere a possibilidade do pagamento estar sendo feito da mesma forma a outros portais de Manaus.

Amom ressalta a importância da apuração do fato para evitar prejuízos à integridade moral e o pleno funcionamento da Administração Pública. “O vídeo mostra, claramente, o pacote de dinheiro sendo entregue dentro da Prefeitura de Manaus. Agora está claro porque tantos portais e blogs se dedicam a postar fake news contra os adversários do prefeito. Precisamos saber se isso está acontecendo com frequência, quem está sendo pago e acabar com isso. Não dá pra jogar tudo pra baixo do tapete e fingir que não está acontecendo”, declarou Amom.