Ferramenta auxilia turistas sobre locais para comer, se hospedar e contatos de guias credenciados - Foto: Tacio Melo / Amazonastur

Tecnologia, sustentabilidade e informação turística na palma da mão estão presentes em uma ferramenta exclusiva no setor turístico amazonense, o Amazonas To Go. Lançado pelo Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas, completa um ano de assistência ao turista.

Com mais de 30 mil acessos, além da capital Manaus, os municípios de Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Iranduba, Novo Airão, Careiro, Boa Vista do Ramos, Maués, Itacoatiara e Parintins já estão com a plataforma disponível, com destaque ao auxílio aos turistas durante o 56º Festival de Parintins.

Para o presidente da Amazonatur, Ian Ribeiro, a ferramenta é um marco no turismo amazonense, além de dar destaque aos estabelecimentos regulares que oferecem turismo seguro. “A ferramenta foi um grande investimento e acerto para o turismo local, a digitalização dessas informações oficiais oferece uma segurança ao turista 24 horas, os dias e a quantidade de vezes que ele precisar.”, comemora Ribeiro.

Informação na palma da mão

A ferramenta que oferece informações rápidas, fáceis e seguras sobre locais para comer, se hospedar e contatos de guias credenciados, tudo ao alcance da palma da mão através do aplicativo de mensagens WhatsApp faz parte do planejamento de investimentos e ampliação para todos os municípios do Amazonas presentes no mapa do turismo.

A tecnologia tem uma interface fácil de ser identificada e utilizada e conta com a presença da mascote do Amazonas To Go, a Natu. Além de ser disponibilizada em português, inglês e espanhol, o “Amazonas to go” pode ser acessado pelos turistas através do número +55 92 99356-8775 ou de QR Codes presentes em atrativos turísticos, empreendimentos e meios de hospedagem, agências de turismo, restaurantes, entre outros.

Para oferecer informações oficiais e que a ferramenta esteja atualizada, a Amazonastur possui uma equipe técnica que trabalha diariamente junto aos turismólogos da empresa em cada município para inserir as informações no chatboot.

Credenciamento

Prestadores de serviços turísticos que tiverem interesse em realizar o credenciamento, podem entrar em contato com a Amazonastur.

Para isso são necessários os seguintes documentos: cópia do RG, cartão do CNPJ, certificado do Cadastur (regular), Formulário de Prestação de Serviço (Anexo I do Edital de Credenciamento), Termo de Adesão Preenchido e assinado (Anexo II do Edital de credenciamento), Informações e envio de documentação através do e-mail – [email protected].